26 de jun. de 2014

A NATUREZA INFINITA DE DEUS


-->


super conscientevocêconcebe-losuper consciente



Quando se olha para o sol, a milhões de quilômetros de distância no céu, aquela enorme estrela parece muitíssimo menor que a Terra. Contudo, o diâmetro da Terra é de aproximadamente 12.700 quilômetros; o do sol é cem vezes maior. Se fosse possível colocar nosso planeta ao lado do Sol, a Terra pareceria, comparativamente, um pequeno ponto. Suponhamos que o imenso globo solar esteja se expandindo, tornando-se cada vez maior, até que sua massa ocupe inteiramente a vasta extensão azul do firmamento. O espaço assim ocupado não passa, entretanto, de uma partícula, um simples ponto do espaço que se estende para além dos inumeráveis universos, até o infinito. Mesmo que o sol continuasse a expandir-se interminavelmente, ainda assim não comportaria a extensão do infinito. A ilusão cósmica da finitude impede a mente de conceber semelhante vastidão. Onde estão seus limites? Como surgiu esse vácuo sem fim? O Imensurável Sem Origem é Deus. Onipresente nos mais longínquos recantos do espaço, Ele está nas estrelas distantes, em  e em mim, sempre consciente de todos os lugares em que está.

Deus não é a mente - Ele a criou e está além dela. Do contrário, poderíamos  racionalmente. Podemos acertadamente denominá-lo Consciência Divina, Alegria Divina, Existência Divina; mente nunca.

Embora a mente seja incapaz de englobar a Onipresença, ela pode, entretanto, sentir Deus. Sentir Sua presença e medi-la são duas experiências diferentes. A onda não consegue medir o tamanho do oceano, mas há um ponto de contato entre ambos. Assim, onde o Infinito torna-se finito existe um ponto de contato: a mente . Essa mente pode sentir Deus. Quando expandimos a mente comum, a ponto de entrar na mente , somos capazes de sentir a presença de Deus.




DESCEMOS DO INFINITO PARA O FINITO


Descemos do Infinito para o finito. Ioga é retirar a atenção das coisas externas, para focalizá-la na fonte interna da Verdade. Só desse modo podemos descobrir como Deus condensou Sua consciência na inúmeras formas finitas das criaturas e dos universos habitados. O corpo humano é a mais complexa de todas as criações de Deus. Uma única célula original - união do espermatozoide com o óvulo - divide-se e, pela multiplicação deste processo, acumula trilhões de células ao seu redor, criando o templo corporal que abriga a consciência divina de nossa alma.

Você não pode imaginar quanta energia encerra até mesmo uma simples grama de carne. Sua liberação projetaria incontáveis elétrons pelo espaço a fora. 






¹
O poder e a extensão da consciência residente no corpo estão além da compreensão humana. Embora sejamos feitos de carne, ocultas sob as células grosseiras estão correntes elétricas, correntes vitais. E por trás dessas energias sutis estão os pensamentos e as percepções.
A mente nem sequer pode medir os fenômenos sutis da natureza. Na tentativa de calcular quantos prótons e elétrons estão condensados em nosso planeta, a mente só consegue ir até certo ponto. O que se revela à mente inquiridora parece infinito, mas há um além do qual as idéias ficam demasiado sutis para serem seguidas. Dessa esfera em que o raciocínio não pode penetrar, Deus emite Sua Luz essencial - a Vibração Cósmica Inteligente que estrutura a criação finita.

²


Pelo uso correto da mente, é possível compreender como Deus está além dela e do intelecto, e com Sua verdadeira natureza só pode ser sentida pelo poder intuitivo da alma. Temos de encontrar a consciência de Deus por meio da mente super consciente - o núcleo da mente e da inteligência. A natureza infinita de Deus revela-se ao homem por meio da super consciência intuitiva da alma. A alegria sentida na meditação revela a presença da Alegria Eterna espalhada por toda a criação. A luz vista na meditação é a luz astral, da qual a criação tangível é feita. Contemplando-se essa luz, sente-se a unidade com todas as coisas.


1- O poder avassalador da liberação da energia nuclear foi demonstrado pela primeira vez, sob condições controladas, poucos anos depois dessa palestra, quando a primeira bomba atômica explodiu sobre Alamogordo, Novo México em 16 de julho de 1945.


2- Tudo o que existe no plano material tem seu equivalente feito de luz astral, uma luz muito mais sutil que as energias eletromagnéticas do átomo. As escrituras hindus dão a essa energia o nome de prana, que Paramahansa Yogananda traduziu por "vitátrons".





A ALMA DEVE REACENDER ATÉ DEUS


Antes que a criação existisse, havia a consciência Cósmica: o Espírito ou Deus, como Absoluto, Bem- aventurança sempre existente, sempre consciente, sempre nova, além da forma e da manifestação. Quando a criação surgiu, a Consciência Cósmica " desceu " para o universo físico, onde Se manifesta como Consciência Crística: o reflexo puro e onipresente da inteligência e da consciência de Deus, inerente a toda criação e nela oculto.

Quando a Consciência Crística desce para o corpo do homem, torna-se alma ou super consciência: a bem-aventurança sempre existente, sempre consciente e sempre nova de Deus. Individualizada por encerrar-se no corpo, identificando-se com o corpo, a alma se manifesta como ego ou consciência mortal. A Ioga ensina que a alma deve tornar a subir, pela escada da consciência, de volta ao Espírito.

A Ioga é para todos, ocidentais e orientais. Ninguém diria que o telefone não serve para o Oriente só porque foi inventado no Ocidente. Também os métodos da Ioga, embora desenvolvidos no Oriente, não são exclusividade deste, e sim úteis a toda a humanidade.

Nasça um homem na Índia ou na América, um dia terá que morrer. Por que não aprender a "morrer diariamente" em Deus, como São Paulo? A Ioga ensina o método. O homem vive no corpo como um prisioneiro: esgotado seu prazo, sofre a indignidade de ser despejado. Amar o corpo é, portanto, a mesma coisa que amar a prisão. Há muito tempo acostumados a viver no corpo, esquecemos o que significa a verdadeira liberdade. Ser ocidental não é desculpa para não buscar a liberdade. É vital para todo homem a descoberta de sua alma e o conhecimento de sua natureza imortal. A ioga mostra o caminho.



A prática da ioga conduz a liberdade.

Alguns iogues levam a extremos a idéia de desapego. Ensinam que a pessoa deve ser capaz de deitar-se em uma cama de pregos e a submeter-se a outras formas de disciplina física. Mas essas proezas não são necessárias. Pode-se perfeitamente se sentar em uma cadeira confortável e meditar em Deus. Não é preciso fazer contorções físicas ou praticar exercícios que exigem resistência física e flexibilidade extraordinárias, como advoga a Hatha Yoga.

Ser iogue é meditar. Assim que acorda de manhã, o iogue não pensa em primeiro alimentar o corpo; ele nutre a alma com a ambrósia da comunhão com Deus. Saciado com a inspiração que sua mente encontrou, ao mergulhar profundamente na meditação, está apto para cumprir com êxito todos os deveres do dia.






CÉUS PLENOS DE ETERNA BEM-AVENTURANÇA SE ABRIRÃO

Samadhi é uma experiência de júbilo, uma luz esplêndida na qual se contemplam incontáveis mundos flutuando em um vasto leito de alegria e bem-aventurança. Livre-se da ignorância espiritual que o faz pensar que esta vida mortal é real. Tenha voce mesmo as belas experiências do eterno Samadhi, em Deus. Auroras de luz, céus repletos de eterna bem-aventurança se abrirão para você.


Todos os grande mestres afirmam que dentro deste corpo está a alma imortal, uma centelha Daquilo que tudo sustenta. Quem conhece sua alma, conhece esta verdade:

" Estou além de todas as coisas finitas; agora vejo que o Espírito, sozinho no espaço, com a Sua alegria sempre renovada, expressou-Se como o vasto corpo da natureza. Eu sou as estrelas, sou as ondas, sou a Vida de tudo; sou o riso dentro de todos os corações, sou o sorriso na face das flores e em cada alma. Eu sou a Sabedoria e o Poder que sustentam toda a criação."

Perceba isso! Minhas palavras podem continuar vibrando dentro de você; mas se continuar dormitando na ilusão, não saberá. Se despertar, perceberá que a verdade a que me referi está sempre pulsando em sua alma. Medite. Aprenda esta lição de liberdade. Não espere mais. Você não sabe a angústia que sobrevém aos que permanecem na ilusão. Eu sofro por você, e farei tudo para ajudá-lo a compreender que a iluminação está dentro de você.

Liberte-se para sempre! Olhe para dentro de você mesmo. Lembre-se: o Infinito está em toda parte. Mergulhando nas profundezas da super consciência, você pode acelerar sua mente pela eternidade afora. A lanterna da mente está plenamente equipada para lançar seus raios super conscientes no mais recôndito coração da Verdade. Lembre-se: é você quem deve viajar para o reino dos céus; ele não virá por remessa especial. Cada homem tem de trilhar sozinho o seu próprio caminho. A partir de hoje, do fundo do seu coração, tome a decisão de buscar Deus.

Quero dar mais do que a inspiração temporária das palavras; quero atirar granadas de sabedoria diretamente em sua escuridão espiritual, de modo que a explosão de luz permita a você mesmo verificar a verdade do que afirmei.

-->

(Do Livro A Eterna Busca do Homem - palestra realizada em 28 de janeiro de 1937)





Texto encontrado no site ALMAS DIVINAS  que a Mônica gentilmente cedeu a publicação neste espaço.  Agradecida eternamente.
Paz Profunda!
Sublimes abraços
Norma

Fonte:

http://www.almasdivinas.com.br/vida/seres_iluminados.htm

Nenhum comentário: