OS DEGRAUS DO BEM

Postado por Norma Villares


É bastante conhecida a frase de Sartre: “Os outros são o Inferno”. Mas André Luiz nos propõe o contrário: os outros são o céu. Quando compreendemos bem a necessidade da vida social, aprendemos que os obstáculos são degraus de uma escada que temos de subir. Esses obstáculos estão precisamente nos outros. Porque são os outros que nos negam as facilidades que desejamos obter, que procuram afastar-nos do seu caminho ou utilizar-nos como instrumentos para as realizações deles, em detrimento das nossas.


Mas se estamos na vida para desenvolver nossas faculdades, para aprender a superar dificuldades, é claro que os obstáculos são os recursos de que dispomos para o nosso aprimoramento. Uma corrida de obstáculos é um treinamento valioso para o atleta. E nós todos nada mais somos do que atletas do espírito, desenvolvendo na vida as nossas habilidades.

O atleta desenvolve os músculos, a agilidade, o equilíbrio. O espírito desenvolve a inteligência, o pensamento, a compreensão, o amor. Mas sem os outros pela frente não teríamos a possibilidade de treinar. Na proporção em que fracassarmos nas relações sociais iremos sendo forçados a procurar novos meios de agir. E então perceberemos que encarando os outros como irmãos e não como adversários conseguiremos superar os obstáculos.

Deus é o Bem Supremo. Os outros são os degraus da escada que nos leva a Deus. Pensando em Deus e fazendo o bem ao próximo, estaremos subindo a escada do verdadeiro sucesso. Temos de anular no presente as reações do mal que fizemos no passado. São essas reações que nos atrapalham. Aprendamos agora a fazer o bem aos outros e Deus nos retribuirá com o bem dos outros a nosso favor.
(Por Irmão Saulo - Do livro: Diálogo dos Vivos, Médium: Francisco Cândido Xavier e J. Herculano Pires)

Com AMOR,

3 comentários:

  1. Marcos Takata disse...

    São os degraus da consciência, que devemos subir. A famosa escada de Jacó.
    Namaste

  2. Uman disse...

    Norma, o primeiro é um primor de inteligência, porém, pautada na visão estreita do materialismo. O segundo, Espírito de visão mais integral, holístico, abarca todos os seres como filhos criados pelo Pai e imortais que atingirão a perfeição, mesmo que relativa.
    Grande diferença. E fácil de saber quem tem a consciência desperta para a realidade da vida.

    Anjo, beijo, de coração,
    Jorge

  3. ARTUR19 disse...

    Como é dificil para mim aceitar que é"""consciência"""".
    Norma! Vou ler mais sobre o assunto. beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada