24 de mai. de 2010

O CAVALEIRO E A SERPENTE



Existe um provérbio que diz: "A oposição do homem instruído é melhor que o apoio do tolo".

Eu, Salim Abdali, atesto ser isto certo tanto nos níveis mais elevados da existência, como nos mais baixos.

Tal constatação se faz mais evidente na tradição dos Sábios, que vieram a difundir a história do Cavaleiro e da Serpente.

"Um cavaleiro, do alto de sua privilegiada posição, viu como uma serpente venenosa se insinuava garganta adentro de um homem adormecido. O cavaleiro sabia que se deixasse aquele homem dormir, certamente o veneno o mataria.

Sendo assim, sacudiu com força o dorminhoco até despertá-lo. Sem perda de tempo, obrigou-o a ir a um lugar onde havia várias maçãs apodrecidas, jogadas ao solo, e o forçou a comê-las. Depois, fez com que ele bebesse grandes goles d'água de um riacho.

Enquanto isso acontecia, o homem tentava escapar, gritando:

- Que fiz, inimigo da humanidade, para que abuse de mim desta maneira?

Finalmente, quando já estava quase exausto e caía a noite, o homem deixou-se cair ao chão e aí vomitou as maçãs, a água e a serpente. Quando viu o que havia expelido compreendeu o ocorrido, pedindo perdão ao cavaleiro.

Esta é a nossa condição. Ao ler estas linhas, não tomem história por alegoria, nem alegoria por história. Os que são dotados de conhecimento tem responsabilidade. Aquele que carecem de conhecimento, nada possuem além de conjecturas.

O homem que foi salvo disse:

- Se você me tivesse dito o que ocorria, eu teria aceito seu tratamento de bom grado.

- Se eu lhe contasse então, você não teria acreditado. Ou ficaria paralisado pelo terror. Ou teria fugido. Ou mergulharia no sono de novo, buscando esquecer. E aí não haveria tempo para salvá-lo.

Após dizer tais palavras, o cavaleiro esporeou sua montaria e desapareceu. "(Rumi)


Recebi esta mensagem num PPS, achei tão bonita e significativa, que estou postando aqui para todos nós possamos parar um pouco, e percebermos que as aparências enganam.
Paz Profunda!

Fonte: Idries Shah. Histórias dos Dervixes. Editora Nova Fronteira, 1976.

Um comentário:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Norma. Eu sempre ouvi dizer que o Mestre aparece quando o discípulo está pronto. Essa história está fazendo com que eu reveja meus conceitos. Beijos carinhosos.