30 de mai. de 2010

ESSÊNCIA DO "CALAR"


Há muito momentos em nossa vida que possuimos a força e já temos certeza da escolha do caminho. Pode parecer aos olhos de muitos que estamos querendo muito mais do que somos capazes de conseguir.

Mas uma voz interna diz: - Vá em frente!

Despreze a opinião dos que, nem de longe, compreendem o que você está buscando e galgará mais um degrau que pode levar você à conquistas maiores.

Assim é o caminho espiritual, aquele que possui a força é visto como louco aos olhos dos que não o entendem. Ao usar a força para ajudar o mundo é preciso nunca ser visto.

Esta é a essência do CALAR dos verdadeiros ocultistas.
E a essência de tornar-se INVISÍVEL do xamanismo

E assim, os anacoretas se retiram da vida mundana, para simplesmente calar, todavia este calar não é não uma fuga, como muitos assim a interpretam.

Acredito que vocês conhecem os quatros verbos dos ensinamentos ocultistas, segundo Eliphas Levi, estes verbos são: SABER, OUSAR, QUERER e CALAR.

A grande experiência de transcendência mostra que estes quatros verbos podem ser conjugados solitariamente, mas pode ser unidos promovendo outra transmutação para alma, descortinando um mundo novo no caminho evolutivo.

Saber calar. Querer calar. Ousar calar.

Desta forma o "SABER CALAR", detém a sabedoria de silenciar, exatamente na hora certa em que deve-se emudecer. A palavra certa na hora errada é um tiro na culatra. A palavra certa na hora certa, muda toda a história. Assim sendo percebemos numa clareza palmar, que precisamos estar atentos para as oportunidades de "SABER CALAR", ter sensibilidade para falar na hora exata e de calar quando necessário.

Então, não basta apenas "CALAR", tem que "QUERER CALAR", esta energia o detém o poder de sua vontade, tem o domínio de seu livre arbítrio. Este querer manso, da vontade, do coração e da fala. Quando o "sim" é "sim" a vida se torna mais leve, suave e bela Quando o "não" é sim, é um potencial candidato a ter um colapso do miocárdio.

E por último "OUSAR CALAR" este é caminho solitário do ocultista, ele sabe a hora de ousar calar, sair do mundo para refazer sua alma, para planejar novos trajetórias ocultas e para adentrar ao mundo do desconhecido. Lembrando o outro princípio dos ocultistas que dizia: O Bem é silencioso, o Mal por si só é falastrão.
Ousar calar, é o ativo silêncio dos ocultistas, para transformar conhecimento em sabedoria, é preciso ousar calar. Nestes momentos é necessário calar para angariar lucidez e sentatez na instalaçao do bem. O mal tem muitos ouvidos e pode obstruir o canal do bem. Por isso, inúmeros mestres estiveram silenciosos por certo período, nada explanava sobre seus projetos porque eles ousavam calar, para realizar.

No xamanismo, com muita sabedoria eles ensinam ser invisível, que por analogia pode comparar com "ousar calar", torna-se uma pessoa comum, não chamar atenção para si mesmo. Caminhar com muita cautela, muito cuidado, como se estivesse pisando em pele de ovo, sem o direito de rompê-la. Na vida de muitos ocultistas, pode ser considerado a utilização do 'ousar calar' como um esconderijo, noutras vezes os mestres podem ser apenas discretos.

Este é o caminho essencial do "calar", e que muitas vezes pode parecer ao mundo, que aquele que sabe calar, é um bobo, é um fraco. Mas, é um momento essencial para a grande abertura rumo ao desconhecido mediante a visão transmundana.

Bem , creio que todos amigos blogueiros, que visitam este blog, tem conhecimentos suficientes para compreender esta conjugação do verbo "calar " como faziam os ocultistas.
Fica uma pergunta, como está seu lado ocultista?

Paz Profunda!
Felicidades.

4 comentários:

Rosan disse...

Norma, querida amiga.
como é dificil este caminho ocultista, o aprender a calar na hora certa, seres ainda crianças no caminho na evolução...
sigo aprendendo, já consigo em muitas situações este calar, e outras ainda não...mas me vejo em evolução, me vejo no caminho, e assim deixar o querer calar trabalhar em mim...

beijo de luz

angela disse...

Vou aprendendo muito vagarosamente.
beijos

Jorge disse...

Norma

saber calar, ousar calar são domínios íntimos. Mas acho sempre bom completar o calar com saber ouvir.

Minha amiga,
um beijo e uma excelente semana!!!

JUREMA disse...

Ontem , escutei uma frase bem interesante, que lendo este texto me fez lembrar.
SÓ FALAREI ALGO,QUANDO MINHAS PALAVRAS FOREM MAIS UTEIS QUE O MEU SILENCIO.
Então refleti sobre o quanto muitas vezes passamos por sábios no silencio e da dificuldade obtida pelo calar.
Abraços fraternos