25 de mai. de 2010

CIÊNCIA VOLTA OS OLHOS PARA O ESPIRITISMO


A ciência tem estudado, embora com resistência, Chico Xavier e os fenômenos do espiritismo. A antropologia é uma das áreas que mais se dedicam a pesquisar o tema. A antropóloga Sandra Stoll, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), autora do livro Espiritismo à brasileira (Edusp/Editora Orion, 2003), afirma que há diferença entre o espiritismo codificado pelo francês Allan Kardec e o difundido pelo brasileiro Chico Xavier: enquanto na França pós-iluminista, laica e racionalista, o espiritismo não encontrou espaço para se proliferar, o Brasil foi terreno fértil para a doutrina, que aqui ganhou ares de religião.

“Kardec afirmava ser o espiritismo uma doutrina racional, pautada em fatos objetivos, sistematicamente compilados, os quais revelavam o caráter natural de determinados fenômenos até então considerados mágicos”, observa. O coordenador da pós-graduação em filosofia da Universidade de Brasília (UnB), Agnaldo Portugal, lembra que, segundo Kardec, a doutrina espírita se baseia no tripé ciência, filosofia e moral. “É no Brasil que o espiritismo se firma como religião. Havia influência muito forte da cultura africana, que não vê distinção entre os mundos natural e sobrenatural”, diz.

O teólogo Fernando Altemeyer, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), destaca que o Brasil reúne 90% dos espíritas do mundo. “Isso é um dado que deve ser objeto de estudo das ciências sociais e humanas”, enfatiza. Altemeyer, porém, não vê espaço para a pesquisa do espiritismo no âmbito das ciências naturais: “São incompatíveis”. O físico Álvaro Vannucci, da Universidade de São Paulo (USP), discorda: “Os fenômenos espirituais devem seguir um conjunto de leis naturais, só que a ciência ainda não descobriu”, acredita ele, que é espírita. Vannucci cita que a Universidade da Virgínia (EUA) estuda a reencarnação, preceito da doutrina.

O neurocientista Sérgio Felipe Oliveira, professor de medicina e espiritualidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), realiza há 22 anos estudo que tem revelado que cérebros de pessoas com componentes mediúnicos se comportam de maneira diferente. “Há peculiaridades. Esse fenômeno vem, muitas vezes, misturado a sintomas clínicos, como epilepsia, transtorno bipolar, doença autoimune, depressão. São alterações que não caracterizam diagnóstico de doença”, explica. Oliveira cita que a questão de espiritismo já começa a ser considerada pela medicina. O Código Internacional de Doenças, da Organização Mundial de Saúde, estabelece diagnóstico de transe e possessão, doença espiritual.

A parapsicologia também estuda fenômenos espíritas, embora haja certo preconceito em reconhecê-la como ciência. De acordo com o fundador do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, Valter da Rosa Borges, a disciplina explica psicografia como captação do médium, por telepatia, de informações do inconsciente do familiar da pessoa morta. “Não é que a parapsicologia negue a vida após a morte, mas seu objeto de estudo é a mente humana. Na visão parapsicológica, Chico Xavier, como outros médiuns, colhe do parente vivo informações sobre o morto. Por isso, escreve detalhes que só a família saberia”, complementa a parapsicóloga Salete Rêgo Barros. Valter Rosa Borges admite que a parapsicologia “ainda não tem resposta” para a maioria das perguntas. (Publicado em 03.04.2010, às 08h05 Wagner Sarmento Do Jornal do Commercio).

Esta imagem de Allan Kardec foi criada e produzida por Pasquale Giacobelli é uma reconstituição histórica da imagem do Codificador do Espiritismo, realçando os detalhes e traços fisionômicos. A jaqueta de couro é um equívoco da inovação digital, a imagem acompanha curiosamente as características fotográficas anteriores.

A imagem foi publicada no site da CGS-SOCIETY - Sociedade de Artistas Digitais... O endereço do site é http://forums.cgsociety.org/showthread.php?t=817561

São boas notícias para se ler.

Paz e Bem!

Fonte:Publicado em 03.04.2010, às 08h05 Wagner Sarmento Do Jornal do Commercio
http://observadorespirita.blogspot.com.

2 comentários:

Denise disse...

"Paz e Bem" é o que vc proporciona, Norma. Este lugar é um cantinho sagrado que visito sempre, levando sempre a essência da sabedoria que vc derrama por aqui.

Por este motivo, eu não poderia te deixar de fora ao escolher as mulheres que considero Fabulosas. Lá no Blog tem um Selinho pra vc, que ofereço com todo meu carinho e admiração.

Bjos

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Norminha, querida amiga, felizmente em vários pontos, existem estudiosos voltando-se cada vez mais para uma realidade expandida do ser. Tudo isto me é apaixonante! Paz Profunda!