20 de nov. de 2009

METAPRINCÍPIO - SERVIÇO



Eu dormia e sonhava que a vida era alegria
Despertei e vi que a vida era serviço
Servi e vi que a vida era alegria.
Rabindranath Tagora


Finalmente, o quinto metaprincípio é o do serviço, o viço do Ser, que expressa a suprema Lei do Amor, esse amor de onde viemos e para onde retornaremos, já que estamos condenados a amar.

A existência é uma escola para onde viemos aprender a amar e a servir a partir de uma vocação particular. Não há forma de servir mais excelente do que você se tornar quem você realmente é.

Eis um outro poema altaneiro do grande Tagore:

Oh amigo meu, amiga minha,

meu coração está angustiado

pelo peso de todos os tesouros,

que não entreguei a ti.

O que nos pesa é o que retemos, o que não ofertamos. Na realidade, apenas temos o que oferecemos, o que servimos, que nenhum ladrão e nem mesmo a morte poderá nos roubar.



Para que demolir os muros da prisão do apego?

Para que forjar o aço do Ser através da plena atenção?

Para que cruzar o vale de lágri­mas no veículo da aceitação, transmutando a dor em flor?

Para que des­velar a vocação e esculpir a existência como uma obra-prima?

Para que realizar-se plenamente, se não for para servir!


O quinto metaprincípio focaliza a lei do amor, a terapia essencial. Cuidar da dor, não da minha dor, mas da dor do outro.

Velar pelo outro autenticamente, não visando retribuição, implica auto-transcendência: quando me esqueço e, pelo outro, me esvazio de mim mesmo, abre-se um espaço intensa­mente vital por onde atuam as forças curativas da Natureza.

Servir é o princípio que desvela a verdadeira compaixão, e com ela que se caminha para auto-transcendência.

Eis o epitáfio que gostaria, quem sabe um dia, de merecer:
Confesso que servi.

Crema Roberto. Saúde e plenitude. Um caminho para o Ser. Editora Summus, 1995, 1ª edição, São Paulo-SP.




12 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Gosto de entrar aqui, me sinto leve,solta, flutuando.

Eu não esqueci um só de todos os meus amigos aqui, e hoje retorno, depois de muito trabalho com o nosso Site, com os 1000 Sonetos, agora poderei estar ao lado de todos , matando as saudades, que se fazem presente ao presente momento,
passa na minha casinha, tem
NATAL
para todos os amigos,
com carinho, Efigênia

Jorge Nectan disse...

Mudar significa escolha e vontade. E quem quer mudar algo em si quando o mundo lhe sorri, não pela facilidades da vida, mas porque não precisa mudar.
Mudança significa assumir-se, e sabemos que isso é difícil. É mais fácil seguir o mundo.
Bendito, no entanto, quem já compreendeu e segue seu próprio coração.

Norma,

Um beijo, com todo coração

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Querida Norminha, saudades de poder vir visitá-la. Tenho estado muito atribulada com a Clínica e atividades extra. E para minha satisfação aqui encontro mais um belo texto de Roberto Crema. Já te disse que o admiro muitíssimo. Realmente, um dos maiores problemas é a retenção de tudo de belo internamente e externamente que podemos ofertar. Quando simplesmente deixamos acontecer, tudo de mais maravilhoso acontece conosco e com o outro. Paz Profunda!

Norma Villares disse...

Efigênia Coutinho muito obrigada, pela visita. Que bom que gosta de entrar aqui.
Um abraço com luzes e cores

Norma Villares disse...

Adelia esta va com saudades de você, mas trabalho é muito. Obrigada, pela visita. Que bom que gostou do texto do Roberto.
Um abraço com luzes e cores

Norma Villares disse...

Unknown mam muito obrigada, pela visita. Que bom que podemos melhorar nosso coração. Um abraço com luzes e cores

angela disse...

Servir, ofertar e desapegar, transformar em flor a dor.
Vamos tentando.
beijos

Julimar Murat disse...

Oi querida Norma

ao ler este texto me veio bem claro a mente a Oração de São Francisco.
Francisco nos ensina a levar amor onde houver ódio, a levar perdão onde houver ofensa, a semear união onde houver discórdia, a levar fé onde houver dúvidas.
Sugere-nos a levar a verdade onde houver desespero, a plantar alegria onde a tristeza fez ninho, e onde houver trevas que acendamos a luz do amor.
Eis o caminho da felicidade proposto por Francisco.

Um grande beijo
Julimar

Jorge Nectan disse...

Norma!!!!

Vale outro selo prá você? É de coração, viu?

Com carinho

Marcos Takata disse...

A vida é tão passageira e o fio da vida vai se esvaindo. Faz parte ir e voltar. Sinto muito, que a Divina Luz fortaleça toda familia. Estou junto em oração. Abraço de conforto.

Norma Villares disse...

Muito obrigada amigos pelo cuidado e atenção. Fico feliz com essa ajuda.
Recebi os abraços de conforto e de orações.

Anônimo disse...

Estaria eu preso na duvida do que se refere a ""multipla-escolha"?.
Não consigo entender o amor que não é capaz de criar uma vida menos atribulada.
Norma. passei mais para acalmar minha mente e confesso que passar aqui sempre me faz bem.
Acredito que vou fazer isso com mais frequencia.