METAPRINCÍPIO - SERVIÇO

Postado por Norma Villares



Eu dormia e sonhava que a vida era alegria
Despertei e vi que a vida era serviço
Servi e vi que a vida era alegria.
Rabindranath Tagora


Finalmente, o quinto metaprincípio é o do serviço, o viço do Ser, que expressa a suprema Lei do Amor, esse amor de onde viemos e para onde retornaremos, já que estamos condenados a amar.

A existência é uma escola para onde viemos aprender a amar e a servir a partir de uma vocação particular. Não há forma de servir mais excelente do que você se tornar quem você realmente é.

Eis um outro poema altaneiro do grande Tagore:

Oh amigo meu, amiga minha,

meu coração está angustiado

pelo peso de todos os tesouros,

que não entreguei a ti.

O que nos pesa é o que retemos, o que não ofertamos. Na realidade, apenas temos o que oferecemos, o que servimos, que nenhum ladrão e nem mesmo a morte poderá nos roubar.



Para que demolir os muros da prisão do apego?

Para que forjar o aço do Ser através da plena atenção?

Para que cruzar o vale de lágri­mas no veículo da aceitação, transmutando a dor em flor?

Para que des­velar a vocação e esculpir a existência como uma obra-prima?

Para que realizar-se plenamente, se não for para servir!


O quinto metaprincípio focaliza a lei do amor, a terapia essencial. Cuidar da dor, não da minha dor, mas da dor do outro.

Velar pelo outro autenticamente, não visando retribuição, implica auto-transcendência: quando me esqueço e, pelo outro, me esvazio de mim mesmo, abre-se um espaço intensa­mente vital por onde atuam as forças curativas da Natureza.

Servir é o princípio que desvela a verdadeira compaixão, e com ela que se caminha para auto-transcendência.

Eis o epitáfio que gostaria, quem sabe um dia, de merecer:
Confesso que servi.

Crema Roberto. Saúde e plenitude. Um caminho para o Ser. Editora Summus, 1995, 1ª edição, São Paulo-SP.




12 comentários:

  1. Efigênia Coutinho disse...

    Gosto de entrar aqui, me sinto leve,solta, flutuando.

    Eu não esqueci um só de todos os meus amigos aqui, e hoje retorno, depois de muito trabalho com o nosso Site, com os 1000 Sonetos, agora poderei estar ao lado de todos , matando as saudades, que se fazem presente ao presente momento,
    passa na minha casinha, tem
    NATAL
    para todos os amigos,
    com carinho, Efigênia

  2. Unknown man disse...

    Mudar significa escolha e vontade. E quem quer mudar algo em si quando o mundo lhe sorri, não pela facilidades da vida, mas porque não precisa mudar.
    Mudança significa assumir-se, e sabemos que isso é difícil. É mais fácil seguir o mundo.
    Bendito, no entanto, quem já compreendeu e segue seu próprio coração.

    Norma,

    Um beijo, com todo coração

  3. Adelia Ester Maame Zimeo disse...

    Querida Norminha, saudades de poder vir visitá-la. Tenho estado muito atribulada com a Clínica e atividades extra. E para minha satisfação aqui encontro mais um belo texto de Roberto Crema. Já te disse que o admiro muitíssimo. Realmente, um dos maiores problemas é a retenção de tudo de belo internamente e externamente que podemos ofertar. Quando simplesmente deixamos acontecer, tudo de mais maravilhoso acontece conosco e com o outro. Paz Profunda!

  4. Norma Villares disse...

    Efigênia Coutinho muito obrigada, pela visita. Que bom que gosta de entrar aqui.
    Um abraço com luzes e cores

  5. Norma Villares disse...

    Adelia esta va com saudades de você, mas trabalho é muito. Obrigada, pela visita. Que bom que gostou do texto do Roberto.
    Um abraço com luzes e cores

  6. Norma Villares disse...

    Unknown mam muito obrigada, pela visita. Que bom que podemos melhorar nosso coração. Um abraço com luzes e cores

  7. angela disse...

    Servir, ofertar e desapegar, transformar em flor a dor.
    Vamos tentando.
    beijos

  8. Julimar Murat disse...

    Oi querida Norma

    ao ler este texto me veio bem claro a mente a Oração de São Francisco.
    Francisco nos ensina a levar amor onde houver ódio, a levar perdão onde houver ofensa, a semear união onde houver discórdia, a levar fé onde houver dúvidas.
    Sugere-nos a levar a verdade onde houver desespero, a plantar alegria onde a tristeza fez ninho, e onde houver trevas que acendamos a luz do amor.
    Eis o caminho da felicidade proposto por Francisco.

    Um grande beijo
    Julimar

  9. Unknown man disse...

    Norma!!!!

    Vale outro selo prá você? É de coração, viu?

    Com carinho

  10. Marcos Takata disse...

    A vida é tão passageira e o fio da vida vai se esvaindo. Faz parte ir e voltar. Sinto muito, que a Divina Luz fortaleça toda familia. Estou junto em oração. Abraço de conforto.

  11. Norma Villares disse...

    Muito obrigada amigos pelo cuidado e atenção. Fico feliz com essa ajuda.
    Recebi os abraços de conforto e de orações.

  12. ARTUR SONHADOR disse...

    Estaria eu preso na duvida do que se refere a ""multipla-escolha"?.
    Não consigo entender o amor que não é capaz de criar uma vida menos atribulada.
    Norma. passei mais para acalmar minha mente e confesso que passar aqui sempre me faz bem.
    Acredito que vou fazer isso com mais frequencia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada