16 de jul. de 2014

WAKAN TANKA

 



 O caminho  da vida para os índios Sioux, (Cauda Pintada, dos Sioux Brulés) sempre está conectado com o Deus Supremo,  e para isto utilizam o termo "WAKAN TANKA".  Este  termo  'Wakan Tankasignifica  'o Sagrado'   ou  'o Divino',  e   sua origem ortográfica vem na língua  padrão do Lakota:  (Wak ȟ  um  T ȟ Anka). 

Isto é geralmente é traduzido como "O Grande Espírito".   No entanto, de acordo com Russell Means, o seu significado é parecido com "Grande Mistério", como espiritualidade Lakota não é henoteísta (é a crença em vários deuses, mas com um supremo a todos)  como a maioria dos índios.  Antes de sua tentativa de conversão ao cristianismo, o Sioux usavam 'Wak ȟ um T ȟ Anka'  para se referir a uma organização de entidades sagradas cujos caminhos eram misteriosos. Assim  sendo, "O Grande Mistério"  era 'wakan tanka'.  

Para alguns historiadores 'wakan tankan'  não é uma religião, mas é um caminho e ao caminhante é dado à compreensão do mistério.



De Wakan Tanka, o Grande Mistério, vem todo o poder. Por causa de Wakan Tanka é que o homem sagrado tem sabedoria e poder para curar e fazer feitiços sagrados. O homem sabe que todas as plantas que curam são dadas por Wakan Tanka; por isso elas são sagradas. Assim também o búfalo é sagrado, porque é um presente de Wakan Tanka. O Grande Mistério deu aos homens todas as coisas para comer, vestir e o bem-estar. E ao homem ele deu o conhecimento de como usar essas dádivas, como encontrar as plantas sagradas que curam, como caçar e cercar o búfalo, como conhecer a sabedoria. Pois tudo provém de Wakan Tanka, tudo...




 



 Ao Homem Sagrado é dado na juventude o conhecimento de que ele será sagrado. O Grande Mistério o faz saber disso. Por vezes, são os Espíritos que lhes falam. Os Espíritos não aparecem apenas em sonhos, mas também quando o homem está desperto. Quando um Espírito chega, pareceria como se um homem estivesse lá, mas quando este "homem" acabou de falar e se põe a andar de novo, ninguém pode ver onde ele vai. Assim são os Espíritos. Com os Espíritos, o Homem Sagrado pode dialogar intimamente e lhe ensinar coisas sagradas. O Homem Sagrado vai para uma tenda solitária e jejua e ora. Ou vai para a solidão das montanhas. Quando retorna aos homens, ele lhes conta e ensina o que o Grande Mistério lhe mandou falar. Ele aconselha, cura e faz feitiços sagrados para proteger as pessoas de todo mal. Grande é o seu poder e muito ele é reverenciado; seu lugar na tenda é de honra.

O conhecimento  do Xamanismo promove e evoca internamente grande sabedoria,  quanto mais lemos mais queremos ler.  Bom demais!!!

Saudações xamânicas!
Melhores abraços
Norma


 Lido e encontrado aqui nestes sites:
 http://en.wikipedia.org/wiki/Wakan_Tanka
 http://forum.paradoxplaza.com/forum/showthread.php?193478-Wakan-Tanka

Nenhum comentário: