15 de out. de 2009

LIÇÕES DE SABEDORIA DO BAMBU


Todas as tradições ancestrais chinesas, japonesas fornece ricas lições sobre o bambu, que servem para orientações para uma vida com reflexão. A simbologia chinesa trás várias significações para o bambu.

Para à queles que praticam o TAI CHI CHUAN o bambu simboliza 'Saúde e Longevidade' não somente a juventude eterna, mas a utilidade da velhice, como realizar caminhos para obter tempo e saúde para cumprir melhor a trajetória reencarnatória.

Para os Taoístas, os verdadeiros mestres do 'Caminho', os bambus representam a beleza da natureza em festa, a força e a vitalidade. Sempre está associado à elegância, pela graciosidade e pelo porte imponente de seus ramos, que atinge a altura de 24 metros, bem como pela harmonia com se unem num bambuzal.

A natureza festiva de um bambuzal, com o verde magnífico refletem a alegria e a paz que almejamos no dia a dia.

O bambu sendo planta de caule flexível, durante as tempestades tenebrosas, eles vergam, ele descem a terra, eles dançam sob as fúrias dos ventos, de pois volta a se ergue altivo e forte. Ele verga, mas não é derrubado, servindo de exemplo para o humano, de como, encarar as dificuldades.

Um conto Taoista:


Existia uma grande floresta, cheia de árvores grandes de porte largo, e junto delas ricos bambuzais soberbamente embelezavam a floresta. Num período de grandes tempestade, com raios, trovões, fortes ventos, muitas arvores grandes e medianas acabaram-se no chão, apenas restaram os bambuzais e uma árvore larga de grande porte. Após certo período, até essa árvore não suportou a força dos ventos, e derrotada tombou ao chão. Essa história era passada oralmente como aprendizado, mostrando que a resitência do bambu aos ventos fortíssimos, ocorria por causa de sua flexibilidade. E como os chineses sempre buscavam a utilidade dos sinais, e assim os bambus foram utilizados em construções.


Outro conto Taoista:

Certa vez, um mestre Taoista olhando um lindo bambuzal, ensina a seu discípulo sobre as reflexões e as pontes que poderiam ser feitas com aquela planta, informando que o bambuzal trazia orientações para uma vida de paz no coração, e inicia ensinando as setes lições do bambu:

A primeira verdade: que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

A segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.

A terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

A quarta verdade: que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

A quinta verdade: é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

A sexta verdade: é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim,

A sétima verdade: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.



Assim, os BAMBUS serviam para reflexões e simbologias profundas para crescimento da alma. Os bambus não vivem isolados, onde tem um bambu logo aparecerá um bambuzal, pois eles vivem melhor em comunidade, esse é outro aprendizado do bambuzal.

Os budistas chamam-lhe da "Benção do Buda", contam que o Buda quando presentiu a sua morte, retirou-se para uma floresta de bambus.
E para os japoneses o bambu sinaliza ao homem como alcançar a paz interior.

Os monges budistas fabricavam pincéis exclusivamente de bambu, desfiando as fibras das pontas, em sinal de respeito pela vida animal, agindo dessa forma não utiliza pêlos animais.

Na vida precisamos aprender com essas tradições ancestrais, que ensina a utilizar a sabedoria da natureza, ajudando na vida cotidiana para melhor compreender o interior da alma.

Ao chegar em Salvador-BA, a primeira recepção é de um lindo e verde corredor de bambus, com riqueza de sombras e brisas suaves, esse bambuzal diz aos visitantes:

"Sejam Bem vindos, alcancem alegrias e paz interior nessa cidade enigmática."

Paz Profunda!


21 comentários:

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Norma, quanta beleza nestes ensinamentos! A filosofia oriental busca sempre através da observação da Natureza e de seus elementos, metáforas para com a Vida do ser humano. Esta do bambu é magnífica! Quanta simplicidade e profundidade que inspiram tanta serenidade interna! Beijos.

Rosan disse...

OI Norma.
os bambus, são verdadeiros mestres, se curvar sim mas quebrar, não desanimar diante das dificuldades....
cheio de nós, e não de eus, grande ensinamento, quando paramos de dizer eu isso eu aquilo, e passamos a dizer nós podemos, nós faremos, tudo fica totalmente diferente...
sejamos fortes como os bambus, e resistentes como um todo.
um abraço ensolarado.
Rosan

Norma Villares disse...

Adélia, ainda tem muitos ouros ensinamentos do BAMBU, postarei oportunamente. Que bom que gostou.
A filosofia oriental, principalmente a chinesa observa a Natureza e constrói a sabedoria perene.
Serenidade, alegria e paz em seu coração
Sublimes abraços

Norma Villares disse...

Rosa, você é uma alma sensível à natureza, seu blog espelha essa sabedoria.
REalmente os bambus, são verdadeiros mestres que ensinam para o cotidiano aplicado.
Isso, sejamos fortes como os bambus, e resistentes como um todo.
Abraços ricos de natureza

angela disse...

Norma
Que delicia ler este texto e que rico ele é.
beijos

Norma Villares disse...

Obrigada Angela, beijos no coração

Anônimo disse...

Bom dia anjo....obrigada pelo carinho e pela atenção...tive que dormir um pouquinho este dias....rs...rs.e me ausentei .....não encontrei o selo mas mesmo assim obrigada pelo carinho. Este texto realmente é singelo e muito interessante....Forte abraço no coração depois me passa por e-mail para encontrar se for preciso.
bya.moon@hotmail.com

JPBARROS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Nectan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Nectan disse...

O bambu verga pra os lado, mas não quebra. Significa que o caminho é o do meio.
Belo ensinamento, Norma!!!

Um beijo,

Uman

Lívia Luz disse...

Tantos ensinamentos do BAMBU, que coisa linda.
Muita serenidade e alegria.
Beijo no coração

Tereza Ferraz disse...

Querida Norma!
Excelente texto.
Símbolo no Reiki.
Inclinarmos ate a energia maior...Lindo!
Bom final de semana

Norma Villares disse...

Unknown man, que bom que me visitou.
Verga, verga, vai até o chão, mas levanta imponente. Lindo! Essa lição tão preciosa.
Abraços

Norma Villares disse...

Livia, obrigada pela visita.
E tem muito mais ensimentos sobre o bambu.
Alegrias ver esse verdade tão forte.
Abraços

Norma Villares disse...

Tereza Querida!
A alma sensível faz iniciarmos a semana com essa energia do bambu.
Contemplamentos!
Abraços

Marcos Takata disse...

As verdades taoista e Budista se complementam. Bto texto sobre os bambus.
Namaste

Norma Villares disse...

Oiêeee Marcos, você bem sabe sobre os contos Budistas. Aliás você é expert.
Muito obrigada, pela visita.
Abraços sublimes

Viveka disse...

Eu já tinha lido alguns textos belos sobre o bambu, mas esses superaram. Vou ler e reler, copiei.
Mui belo!
Beijinhos

Hugo Cheng disse...

A "Benção do Buda", que beleza.
Vou atrás de um bambuzal sentir o mesmo que o Buda sentiu, a paz interior e alegria de viver.
Bj

Maroca disse...

Hoje foi o dia de mensagens bonitas. Essas são muito especial, e estado de alegria, de paz, de imponência é muito forte quando vemos um bambuzal.
E na entrada de Salvador dá para perceber essa força do bambuzal.
Deus dá as riquezas para contemplarmos.
Bjinhos

Norma Villares disse...

* Viveka, maravilhosa presença. Esses textos são antigos quqe ajudam a melhorar a vida.

* Hugo, obrigada pela visita e comentário. O Japão, assim como a China fazem muitas reflexões com a natureza.

* Mara, que presença de luz!
São riquezas Divina para a contemplação.

Abraços sublimes