23 de out. de 2009

RUMI O POETA MÍSTICO DO AMOR



Quando está comigo, o amor não me deixa dormir.
E quando não estás comigo, as lágrimas não me deixam dormir.
Teu amor chegou ao meu coração e partiu feliz.

Depois retornou, vestiu a veste do amor.

Me colocou o gosto do amor.
Mas, mais uma vez foi embora.
Timidamente lhe pedi que ficasse comigo alguns dias.
Então veio, sentou-se junto a mim e esqueceu de partir.





Em cada coração há uma janela para outros corações
Eles não estão separados, como dois corpos
Mas, assim como duas lâmpadas que não estão juntas,
Sua luz se une num só feixe




Vem, Te direi em segredo Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar.

E os grãos de areia do deserto giram desnorteados.

Cada átomo Feliz ou miserável,

Gira apaixonado em torno do sol.



Jalaluddin Rumi

Rumi é o maior místico poeta de todas as tradições religiosas do Amor. Seus poemas elevam a alma na bem aventurança amorosa. Ele tem poemas fantásticos sobre o AMOR em todas as suas formas. O amor erótico, o amor do sentidos, o amor ao outro, o amor espiritual e o amor a Deus.
A tradição mística diz que a dimensão mais profunda de nós mesmo é o
que denominamos de DEUS. Ele foi contemporâneo de Francisco de Assis, e um não sabia da existência do outro.

Fonte:
1. http://www.sertaodoperi.com.br/poesiasufi/poesia/rumi_colet.htm.
2. Boff Leonardo. Tempo de Transcendência. Editora Sextante, 2000. São Paulo.

26 comentários:

Viveka disse...

Ficou boba, com esse poeta místico.
Extraordinário:

Quando está comigo, o amor não me deixa dormir. E quando não estás comigo, as lágrimas não me deixam dormir.
Teu amor chegou ao meu coração e partiu feliz.
Depois retornou e me colocou o gosto do amor. Mas, mais uma vez foi embora.
Timidamente lhe pedi que ficasse comigo alguns dias.
Então veio, sentou-se junto a mim e esqueceu de partir.

Lindo!
O amor esqueceu de partir, são luzes de esperanças.
Namaste

Tereza Ferraz disse...

Querida Amiga!
Sem palavras...o Belo fala por si.
bjs no coração

Viveka disse...

Amiga fui ver sua coluna no CPI BRASIL, sobre Hermes Trimegisto.
Nota 10.
Bjs

angela disse...

Muito lindo poema
beijos

Arcanum disse...

Nunca vi nada Igual, amiga. Já vi poesias, mas o que acabei de ler é algo inigualável. Obrigado por nos presentear com tão belo poema.

Norma Villares disse...

Querida Tereza amiga, que bque veio de visitar.
Suas palavras sempre trazem riqueza.
Um grande abraço

Norma Villares disse...

Viveka amiga de luz.

Esse poema que encantou sua alma, também encantou a minha.
Esse místo é o poeta que escreveu sobre o AMOR.
Luz pra sua alma.
Um grande abraço

Norma Villares disse...

Angela muito obrigada pelo elogio feito a RUMI, principalmente de uma pessoa sensível como você.
Um grande abraço

Norma Villares disse...

Olá Paulo, que bom que veio visitar-me.

Rumi eleva-nos a alma com tamanha sutileza, que nos faz melhor.
Ele é extraordinário.
Obrigado amigo
Um grande abraço

Gislene disse...

NORMA,
NÃO DEIXE DE PASSAR NO MEU BLOG AMANHÃ, TEM SURPRESA PRA VOCÊ...
BEIJOS,
GISLENE.

Chica Galvão disse...

Lindo
Espetacular
Extraordinário
Maravilhoso
Parabéns pela escoha de Rumi.
Namasté

Norma Villares disse...

*Olá Gislene, muito obrigada, amanhã passaarei la em seu blog.

*Olá Chica, obrigada pela visita. Você também gostou de RUMI. Que bom.

Luz e paz pra suas almas.
Um grande abraço

Marcos Takata disse...

Norma
Desconhecia Rumi, que sensibilidade mística e poética.
A primeira é muito bonita, foi a que gostei mais.
Vou conhecer melhor Rumi.
Namasté

Cris Cerqueira disse...

Simplesmente lindooo: "Me colocou o gosto do amor", amei! Cheiro.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Norminha, amo todos os poemas de Rumi. Um dom maravilhoso embebido em: sensibilidade, arte, inteligência, sabedoria, leveza, transparência... Impregna minha alma com palavras doces e sábias. Bela escolha! Beijos. P.S. Desde o início eu era impelida a me dirigir a você por Norminha; e desta vez assim o fiz.

Norma Villares disse...

Marcos olá. Você fica lendo somente Budismo, rsrsrsr. Esquece que tem muitos outros seres maravilhosos que também te conhecimentos espetaculares.
Bijussssssss

Norma Villares disse...

Teresa Cristina, olá.
Eu também fiquei com o gosto de AMOR.
lindo!
Um grande abraço

Norma Villares disse...

Olá Adelia.
Claro que pode me chamar Norminha, sou pequeneninha mesmo, rsrsrssr.

Eu também amo todos os poemas de Rumi, ele é rico em sensibilidade, inteligência e sabedoria.
E a leveza é seu dom maior.
Você foi no ponto certo.

Um grande abraço

Hugo Cheng disse...

Eu também, nunca vi nada igual em beleza.
Amiga, esse Rumi é demais!
Na verdade ler esses poemas é presentear-se
Obrigado amiga
Namaste

Norma Villares disse...

Hugo, é muito bonito mesmo.
Impar!
Grata meu amigo, segue um grande abraço
Namasté

Amélia Ribeiro disse...

Olá Norma!

Parabéns pela escolha!
É um presente para quem te visita!

Um beijo enorme!

Maroca disse...

Norma, eu li esse livro de Leonardo Boff, mas não vi esses poemas. Vou procurar.
Amei todos, mas esse primeiro é sensacional.
Muita sensibilidade.
Sabedoria de alma pura.
Beijos

Norma Villares disse...

Olá Alma Inquieta
Obrigada amiga da alma. Esse presente foi oferecido por RUMI esse grande poeta místico.
Beijo no coração

Norma Villares disse...

Mara, é no fim do livro, tem esse versinho. Dê uma olhada.
Realmente esse primeiro é sensacional.
Beijinhos

angela disse...

Tem um selo para esse blog.
beijos

Janaina Beserra disse...

Olá!

Que blog mais sensacional!
Estou adorando.
Beijos e tudo de bom e maravilhoso.