FRANCISCO DE ASSIS - SERMÃO DAS AVES

Postado por Norma Villares


Há muito tempo atrás no dia de hoje a estrela brilhante Francisco de Assis desceu ao planeta para tocar os corações dormentes, e com o coração rico de luz ensinou muito à humanidade sobre o amor universal. Faço uma homenagem a ele trazendo o sermão aos passarinhos.
Estava Francisco entre Cannarae Bevagna, num descampado onde havia muitas aves de todas as espécies, fazendo grande alarido.

O Santo falou a seus discípulos: "Esperem um momento, vou pregar às nossas irmãzinhas aves!"

Entrou no campo indo de encontro às aves que estavam no chão. E mal começou a pregar, as que estavam nas árvores desceram. Nenhuma se mexia, embora andando ele passasse perto e mesmo chegasse a roçar nelas com a extremidade de sua veste!
E dizia às aves:


"Minhas irmãzinhas aves, vocês devem muito a DEUS, o CRIADOR, e por isso, em todo lugar que estiverem devem louva-LO, porque ELE lhes permitiu que voassem para onde quisessem, livremente, da mesma forma que devem agradecer o alimento que ELE lhes dá, sem que para isso tenham que trabalhar; agradeçam ainda a bela voz que o SENHOR lhes proporciona, que lhes permitem realizar lindas entonações! Vejam, minhas queridas irmãzinhas, vocês não semeiam e não ceifam. É DEUS quem lhes apascenta, quem lhes dá os rios e as fontes, para saciar a sede; quem lhes dá os montes e os vales, para o seu refúgio e lazer, assim como lhes dá as árvores altas, para fazerem os ninhos. Embora não saibam fiar e nem coser, DEUS lhes concede admiráveis vestimentas para todas vocês e seus filhos, porque ELE lhes ama muito e quer o bem estar de vocês. Por isso, minhas irmãzinhas, não sejam ingratas, procurem sempre se esforçarem em louvar a DEUS."

Acabando de dizer-lhes estas palavras, todas as aves num gesto quase uniforme, começaram a abrir os bicos e esticar os pescoços, à medida que abriam as asas e inclinavam reverentemente a cabeça até a terra, cantando, demonstrando assim que Francisco lhes havia proporcionado uma grande satisfação!

Finalmente, São Francisco lhes fez o Sinal da Cruz e deu-lhes licença de se retirarem. Então, todas aquelas aves se levantaram no ar com um maravilhoso canto, e logo se dividiram em revoadas e desapareceram atrás das colinas e das matas.

Conta-se que, dias depois, o Santo foi em companhia de Frei Massau a um lugarejo chamado Alviano, entre Orte e Orvieto. Pararam na praça do Mercado e como sempre, cantaram uma melodia com versos que convidavam a conversão do coração, com a finalidade de reunir o povo. Depois começou a pregar. Entardecia. As andorinhas que ainda hoje fazem ninho nos altos muros e nas torres das construções, voavam de um lado para outro em ciclo contínuo, cantando forte e de modo quase uníssono. Os habitantes do lugarejo que se comprimiam ao redor para ouvir a palavra dele, não estavam conseguindo entender quase nada, porque o barulho das andorinhas era muito intenso. Então, Francisco com a maior tranqüilidade, olhou para elas e com muita doçura disse:

"Irmãs andorinhas, parece-me que agora é minha vez de falar. Já cantaram e falaram bastante! Escutem, pois, a palavra de DEUS e fiquem silenciosas enquanto eu falo!"

Elas pararam e fizeram um grande silêncio, por todo o tempo que ele falou.


Muito emociante ler sobre Francisco de Assis, sentir a beleza de sua vida tocando sutilmente cada pedaço de alma e modificando as estruturas tão densas deste planeta.

Luz para Luz!



8 comentários:

  1. angela disse...

    O santo de devoção de meu pai.
    um santo que inspira respeito pela simplicidade.
    beijos

  2. Norma Villares disse...

    A simplicidade luminosa dele chamou atenção da humanidade, e deixou rastro de luz por onde passava, sendo chamdo do 'Pobre de Deus'. Obrigada Angela

  3. Marcos Takata disse...

    São Francisco emociona a tdos com sua simplicidade, o seu amor aos animais é mto bonito. Bijusinhos

  4. Norma Villares disse...

    A vida dele é toda emocionante. Abraços

  5. tereza ferraz disse...

    Grande SER, mostrou e demonstrou a simplicidade do Ser. Mostrou o silêncio, a natureza e os animais...Sim, a vida Dele é toda emocionamente.
    Linda postagem querida Norma.
    Parabéns!

  6. Malu disse...

    Olá, minha amiga!
    São Francisco, sempre tão doce, terno e protetor.
    Não há quem não se deixe emocionar-se pela sua passagem pelo UNIVERSO...
    Abraços repletos de energias... as melhores

  7. Norma Villares disse...

    Tereza querida, ele foi grandioso com sua simplicida sem igual, representação fidedigna do Mestre Jesus. Luz pra sua alma. Abraços

  8. Norma Villares disse...

    Malu obrigada pela visita. Sempre que falamos de São Francisco a alma ilumina e se enche de ternua. Abraços iluminados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada