MARCHA PELA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

Postado por Norma Villares





"A Marcha Mundial iniciou na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, dia em que é comemorado o aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

PORQUÊ

Porque a fome no mundo pode ser resolvida com 10% do que se gasta em armamento pesado. Podemos imaginar como seria, se 30 ou 50% fossem destinados para melhorar a vida das pessoas, em vez de serem aplicados em destruição?
Porque eliminar as guerras e a violência significa sair definitivamente da “pré-história humana” e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie.
Porque nos acompanha nessa inspiração a força das vozes de tantas gerações anteriores que sofreram as conseqüências das guerras e cujo eco continua se escutando hoje em todos os lugares onde continuam deixando seu fúnebre rastro de mortos, desaparecidos, inválidos, refugiados e deslocados.
Porque um “mundo sem guerras” é uma proposta que abre o futuro e deseja se concretizar em cada canto do planeta, onde o diálogo vá substituindo a violência.
É chegado o momento de fazer ouvir a voz dos sem-voz! Milhões de seres humanos pedem por necessidade que se acabe com as guerras e a violência.
Podemos conseguir isso, unindo todas as forças do pacifismo e da não-violência ativa do mundo."

A seguir, disponibilizo uma relação de links para você que gostaria de participar de alguma forma, seja ajudando a divulgar, participando da Marcha em seu país, estado ou município, ou mesmo obter mais informações a respeito:

* Site Oficial - The World March for Peace and Nonviolence - site em múltiplos idiomas (inclusive português). Todas as informações sobre este evento, adesões pelo mundo, personalidades que estarão participando, etc.

* Site da Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência - BRASIL - Informações sobre como e onde participar, divulgar, aderir, dowloads de materiais, inscrição para participar em vários estados brasileiros, notícias, etc.

Participe!
Promova qualquer ATO DE PAZ!




2 comentários:

  1. Norma Villares disse...

    Essa postagem eu trouxe do outro blog que exclui, e tem um comentário.

  2. Norma Villares disse...

    Marcos Takatah disse:
    Namaste Norma,
    Nós estamos promovendo um evento da Paz. Essa é a minha parte.
    Bijussssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada