23 de mar. de 2010

DESAFIO ZEN

Os mestres Zen estimulam seus discípulos a superar uns aos outros em debates que desafiam a inteligência. Um discípulo faz perguntas até conseguir que o outro responda alguma tolice. Cada um tem muito cuidado ao responder até às perguntas mais simples, pois ninguém quer cair na armadilha de suas próprias palavras.
Havia dois templos Zen que ficavam muito próximos um do outro. Todas as manhãs, cada um deles enviava um discípulo à feira para comprar legumes. E os dois meninos sempre se encontravam no caminho.
- Aonde você vai? – certo dia um deles perguntou ao outro.
- Vou aonde meus pés estão me levando – respondeu o segundo.
Essa resposta deixou o primeiro menino perplexo. Não conseguia pensar em outra pergunta que pudesse confundir o segundo menino. Ao voltar da feira, ele contou ao mestre o que havia acontecido.
- Amanhã – disse o mestre: - faça-lhe a mesma pergunta. Ele dará a mesma resposta, então você poderá confundi-lo dizendo: “Supondo que você não tivesse pés, aonde iria?”
Na manhã seguinte, o primeiro menino perguntou:
- Aonde você vai?
O segundo respondeu:
- Aonde o vento está soprando.
O primeiro menino atrapalhou-se de novo. Não soube o que dizer. Chegando em sua casa, falou com o mestre sobre essa segunda derrota.
- Amanhã, pergunte a ele aonde estaria indo se não houvesse vento – disse o mestre.
No dia seguinte, os meninos se encontraram mais uma vez.
- Aonde você vai? – perguntou o primeiro.
- Vou à feira comprar legumes – respondeu o segundo.
Fonte:
Chodzin Sherab, Kojn Alexandra. Contos Budistas: Tradutora Marie Cameron. Editora Martins Fontes, São Paulo, 2003.


Hoje cedo fui a vários blogs e não pude comentar, pois o blogger está retendo meus comentários e, somente naqueles que tema seguinte configuração eu comentei, vou ensinar os passos:
1. - Configuração
2.- Comentário
3.- Posição de formulário de comentários (a opção deve ser a primeira e a segunda) Página inteira ou Janela Pop-up.



4. - Por último SALVAR.
Bem, eu não sei o que aconteceu com o blogger mas o conselho que recebi foi mudar a opção de comentários, mudei e estou comentando. Mas, só comento em blogs com essas opções. Sei que é chato tudo isso, mas eu gosto das pessoas que vem aqui comentar, já fazem parte do meu "dia a dia". O blogger disse que é temporário. Se vocês puderem me ajudar colocando essas opções na configuração de seus comentários, agradeceria.
Paz e Bem!

6 comentários:

Maroca disse...

O Zen Budismo trazem lições sábias.
Maravilha!
beijinhos

angela disse...

Inteligenia é inteligiencia, se o outro tem mais...
beijos

Teresa Cristina disse...

Interessante este conto...não basta ser rápido na resposta tem q ter perspicácia e saber dar a melhor resposta.
**Qdo fui deixar recadinho pro Jorge vi seu recadinho lá....acredito q agora deslanchou,rs.
Bjss e bons sonhos♥

Jorge disse...

Norma, Anjo Amiga!!!

Não imaginas a minha emoção ao ver o banner. Fiquei realmente sem ação!!!
Que posso te dizer se não ser grato pela tua imensa bondade e amizade.

Anjo Bom, obriagado mesmo!!!

Mais tranquilo agora, lendo este conto, o que pude compreender (tenho dificuldades de compreensão em assuntos tão sutis) é que a inteligência verdadeira está não nas perguntas, mas nas respostas.
Mas acredito ter mais coisa aqui. Só está me faltando perspicácia e mais inteligência...rs

Minha doce amiga, beijo teu coração, com coração, e gratidão!!!

Jorge

Marcos Takata disse...

Namaste Norminha,
Muito bonito as histórias Zen.
Beijo

Norma Villares disse...

Fico grata pelos comentários.
Grande abraço para todos vocês