O PESO DA ALMA

Postado por Norma Villares



Essa postagem estava esquecida, hoje fui dar uma olhada e encontrei ela querendo ser publicada no blog, assim estou postando pra vocês essa reportagem que li na revista Isto É, com o tema:

"11 perguntas que os cientistas ainda não conseguem responder" e uma delas, se referia à "alma". Ou peso atribuído à "alma".

img4.jpg

Em 1907, o médico americano Duncan MacDougall dedicou-se a comprovar a existência da alma. Com base em experimentos, ele chegou a afirmar que a alma não apenas existe como também tem peso específico. Sua teoria diz que todo ser humano, não importa o tamanho ou a idade, perde exatamente 21 gramas no momento exato da morte. Para MacDougall, seria esse, portanto, o peso da alma dado que virou até mesmo título de filme.

Mas grande parte da comunidade científica internacional não aceita como verdadeiras essas conclusões. Controvérsias à parte, há quem acredite e até tenha histórias para contar a respeito da alma. É o caso da educadora Lucy Lutfi, 74 anos, que passou por duas Experiências de Quase Morte (EQM) quando o paciente é dado como clinicamente morto e volta à vida. Num desses episódios, em 1972, ela foi atingida por uma grande onda no mar do Guarujá, em São Paulo. Lucy conta que assistiu à cena desconectada do próprio corpo: “Eu me via sendo lançada contra as rochas. Senti que deslizava por um túnel e raciocinava sobre os acontecimentos com clareza.”

Socorrida na praia, voltou a viver. Para Marcelo Silva, coordenador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, Lucy teve a sua alma projetada para fora do corpo. “Algumas pessoas chamam de ‘alma’. Outras, de ‘consciência’. Mas acreditamos que seja a mesma coisa”, diz ele. Independentemente da nomenclatura, trata-se de algo ainda inexplicável e que gera embates. Para o neurologista Gilberto Fernando Xavier, a “alma nada mais é do que os bilhões de neurônios do cérebro alimentados pela formação cultural e toda sorte de informação que um indivíduo recebe durante a vida”.

Silva contesta: “Não temos uma definição precisa do que vem a ser a alma. Mas, pelas pesquisas realizadas, entendemos que ela não é o cérebro nem um tipo de energia conhecida pela física, o que torna sua busca um desafio ainda maior para a ciência.”(N° Edição: 2090 | 27.Nov - 19:00)



Espero que sirva para vocês, de alguma maneira é um questionamento, e levanta polêmicas interessantes. Eu acredito na reencarnação, minha opinião é que ciência inicia seus passos para fazer uma ponte com temas espiritualistas, mas ainda tem muitos caminhos a serem trilhados.
Mas é bom ler, para saber o que pensa esses cientistas.

Paz Profunda!


http://istoevip.terra.com.br/reportagens/18149_11+PERGUNTAS+QUE+OS+CIENTISTAS+AINDA+NAO+CONSEGUEM+RESPONDER

4 comentários:

  1. angela disse...

    Sabe que me faço essas perguntas e chego as suas questões.
    beijos

  2. Marcos Takata disse...

    Norminha,
    Esse questionamento a ciência não consegue explicar.
    Vou investigar.
    Bijus

  3. Sônia Silvino disse...

    Para mim, a alma é a própria vida. Quando se morre, a alma se apaga e fica só o corpo... por um tempo!
    É o conjunto de tudo que te torna um ser vivo.
    E a parte mágica!
    Bjkas, muuuitas!

  4. Norma Villares disse...

    Que legal,amigos, a presença de vocês.
    Grata pela visita amiga
    Deus te abençoe!
    Beijinhos no coração

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada