3 de mar. de 2010

O EIXO DA TERRA SE MOVE COM O TERREMOTO DO CHILE



O terremoto de 8,8 graus que abalou o Chile, matando mais de 700 pessoas provavelmente mudou o eixo da terra causando o encurtamento do comprimento do dia, disse Richard Gross, cientista da NASA.

Terremotos promovem frequentemente muitas pesquisas e esses levantamentos em milhares de quilômetros das rochas ao seu derredor, e tem apresentado troca e alteração na distribuição da massa planetária. Isso afeta a rotação da Terra, disse Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, após uma simulação de computador para estimar os efeitos do terremoto.

A duração do dia parece deveria ter sido reduzido em 1,26 microssegundos (milionésimos de segundo). O eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada deve atingir cerca de 8 polegadas ou 3 polegadas.

Essa reportagem eu li e estou colocando nesse blog, mas precisamos saber mais notíciais de outros cientistas, para ratificar a tese desse cientista. Fica aí, minha dúvida.


Fonte:
http://www.businessweek.com/news/2010-03-01/chilean-quake-likely-shifted-earth-s-axis-nasa-scientist-says.html

8 comentários:

Jorge disse...

Norma,

será uma notícia boa ou ruim?
Só o futuro dirá, eu acho.

Um super beijo,Lua Amiga!
Jorge

Elizabeth disse...

Oi Norma,
Tenha um lindo dia.
Beijo.

PAKI disse...

Transbordemos de amor pelo planeta e por todos os filhos dele, vivos ou não. Namastê!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Norma. Há muito tempo se fala do encurtamento das horas do dia, devido mudança no eixo da Terra. Como diz, temos que ler mais artigos científicos a respeito desse assunto. Mas o fato é que todos concordam que o tempo está passando mais rápido. Se a impressão é devida a fatos reais ou psicológicos, não sei. Mas é fato. Beijos.

Anônimo disse...

Norma,eu ouvi essa notícia no Jornal Nacional e fiquei muito mais preocupada do que já estava,porque significa que estamos mudando cada vez mais a natureza do planeta e isso não é nada bom,em minha leiga opinião!Excelente seu post!Bjs,

Teresa Cristina disse...

Oiee Norma...no jornal pela manhã até mesmo o jornalista Renato chegou a comentar este fato esta semana depois do acontecmento do Chile...mas é bom pesquisar sim sobre o assunto.
Lindo dia pra vc.
bjss

Norma Villares disse...

Muito obrigada amigos,
São notícias veiculadas em jornais. Vamos esperar outras notícias.
Deus abençoe todos vocês
Grande abraço

Anônimo disse...

Salutari, din Romania !