Cérebros de músicos que tocam juntos se mantêm na mesma sintonia
da France Presse, em Berlim
Quando músicos tocam juntos, eles não estão apenas acompanhando determinadas partes de uma música. Acontece algo mais em seus cérebros.
Uma estudo germano-austríaco aponta que durante a atividade essas pessoas também mantêm seus cérebros "trabalhando" numa mesma faixa de ondas.
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Berlim e da Universidade de Salzburgo, na Áustria, constataram que os eletroencefalogramas dos cérebros de guitarristas que tocam juntos eram quase idênticos.
"Segundo nossos resultados, as ações interpessoais coordenadas são precedidas e acompanhadas por uma atividade eletro-cerebral semelhante", disse Ulman Lindenberger, do Instituto Max Planck, um dos autores do estudo divulgado pelo jornal "BMC Neuroscience".
Até o momento, estudos como esse haviam sido realizados somente em indivíduos, separadamente, mas desta vez eles foram feitos em oito duplas de guitarristas de jazz tocando até 60 vezes a mesma melodia.
“Segundo nossos resultados, as ações interpessoais coordenadas são precedidas e acompanhadas por uma atividade eletro-cerebral semelhante."
Fonte: Folha Online
http://www.institutocomunicare.com.br/noticia_detalhes.php?id=40
3 comentários:
Paranbén Norma!
Trazendo informações tão vitais neste tempo.
bjs no coração
Cérebros de músicos, você conhece bem, rsrsrs. Bijus
Hum falou e disse Marcos. Beijos
Postar um comentário