5 de ago. de 2009

FENÔMENO FAZ O CÉREBRO REPETIR ERROS


Uma pesquisa realizada no Canadá prova que o cérebro insiste em errar numa mesma questão, contrariando o senso comum que se aprende com os próprios erros. Uma pessoa que tem uma palavra "na ponta da língua", o momento em que se tenta lembrar uma palavra conhecida, tende a esquecê-la novamente em outra ocasião.

O fenômeno ocorre quando o cérebro tenta acessar a palavra correta, mas por algum motivo não encontra a informação sonora. O fenômeno ocorre mais com pessoas bilíngües, que têm mais palavras para "percorrer" mentalmente, pessoas de mais idade ou que sofreram danos cerebrais, segundo o site LifeScience.com.

"Isso pode ser incrivelmente frustante ¿ você sabe que sabe a palavra, mas não consegue lembrar", disse a pesquisadora Karin Humphreys da McMaster University em Ontário. "E depois que você lembra, é um alívio tão grande que você acha que nunca mais vai esquecer a palavra de novo. Mas você esquece."

Para Karin, o tempo levado para tentar lembrar reforça o "caminho errado". Junto com Amy Beth Warriner, ela testou a lembrança de palavras por 30 estudantes de graduação. Os voluntários escutaram definições de palavras e tinham que responder se conheciam a palavra, não conheciam ou a tinham "na ponta da língua".

Dois dias depois, os entrevistados foram submetidos ao teste novamente, com as mesmas palavras e notou-se uma tendência de erro nos mesmos vocábulos que estavam na ponta da língua da primeira vez.

"Você continua seguindo o mesmo caminho errado, não importa se você pensa por 10 s ou 30 s de 'mau aprendizado'", diz Karin. Um estudo posterior foi feito para descobrir como combater essa dificuldade e chegou-se à conclusão que é necessário repetir a palavra em voz alta ou mentalmente. O estudo foi publicado na revista Quarter Journal of Experimental Psychology.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2786678-EI8148,00.html

2 comentários:

Fausto Sotam disse...

Textos muito interessantes, obrigado pela partilha de informação, abraços

Viveka disse...

Muito ineressante este texto, agora sabemos que o cerébro insiste em errar.
A reprogramação neurolinguística ajuda a melhorar.
Bj