20 de jan. de 2017

AMOR PLATÔNICO








O amor platônico deve o seu nome a Platão (350 a.C.), filósofo grego da Antiguidade. No ideal de Platão, ele seria um amor essencialmente puro, que não se fundamenta em um interesse, mas na virtude, e é desprovido de paixões, que segundo ele são cegas, materiais, efêmeras e falsas. O termo “platônico” foi utilizado em sua obra “O Banquete” no século IV a.C. onde o filósofo discorre sobre as diferentes maneiras de entender e praticar o amor.

Hoje o significado mais comum da palavra não tem relação com a definição de Platão. O amor platônico é conhecido como um amor impossível ou um amor não correspondido. Ele é entendido como um amor à distância, que não tem aproximação e nem toque, e é perfeito, sem defeitos, repleto de fantasias e idealizações.



Muitas pessoas começam um amor platônico, involuntariamente, devido a sua personalidade. É comum que esse tipo de amor apareça na adolescência ou com jovens adultos, principalmente com pessoas mais tímidas, introvertidas, com baixa autoestima, que vivem mais isoladas e que sentem dificuldade em aproximar-se de quem amam. O amor platônico, baseado no impossível, costuma colocar o ser amado em uma posição inatingível. Na origem deste comportamento estão a insegurança, imaturidade e inibição emocional.


O amor platônico também pode ocorrer pelo medo de sofrer. Como ele dificilmente se realizará, é bem mais fácil para algumas pessoas lidar com ele do que com os possíveis desapontamentos e tristezas inerentes à uma relação real.


A relação do amor idealizado não é, necessariamente, ruim, desde que se saiba racionalmente que o que se julga ter não existe, afinal a pessoa idealizada, na maioria das vezes, desconhece dos sentimentos que a pessoa nutre por ela. Quando a idealização de um amor se torna um problema e traz sofrimento, a melhor alternativa é procurar a psicoterapia.
Veja abaixo alguns sintomas de amor platônico:


  • Os pensamentos de tornam obsessivos e tudo o que vê lembra a pessoa.
  • Sempre há um quê de impossível na relação, a pessoa é de outra escola, mora em outra cidade, vocês só se viram um vez ou ela é famosa.
  • Se conhece a pessoa não tem coragem de se aproximar de e tem medo de descobrir que ela não é nada daquilo que cultiva em seu pensamento.
  • Sem conseguir uma aproximação, é normal que desencane rapidamente desse amor e ele simplesmente passe com a mesma velocidade e sem explicações como quando chegou

Frases de Amor Platônico


"Amor platônico é uma história de amor, onde o protagonista ama sozinho; E o vilão é a pessoa que você mais ama".
Luis Junior
"Dono de um amor sublime
Mas culpado por querê-la
Como quem a olha na vitrine
Mas jamais poderá tê-la".
(Amor Platonico – Legião Urbana)


"O amor platônico é um castigo que a mente deve sofrer pela inocência do coração".
Leonard Cebin
“Amor platônico é como um vulcão inativo".
Andre Pevot


“Um amor platônico muitas vezes significa que uma pessoa está desperdiçando a chance de amar, e a outra a chance de ser amada.”
Diego Marchi

"Amor platônico é aquele que nos causa insônias insuportáveis ou sonos demorados".
Menina_Nina
"O amor pode até ser platônico, mas a dor será sempre real". Idenir Ramos
"Não existe amor mais perfeito do que o platônico recíproco".
Tati Bernardi


"O amor platónico é uma chave falsa ou uma gazua para poder penetrar na casa alheia sem ser visto".
Paolo Mantegazza
"Paixão é uma obsessão positiva. Obsessão é uma paixão negativa."
Paul Carvel




 Estou postando sobre este assunto para ajudar um amigo, numa palestra que ele vai realizar.
  _/♡\__ Agradecida pela presença em nosso blog. E que todos os seres possam beneficiar.
Saúde e longevidade para todos seres sencientes!   

Saudações numinosas!
 Ɲαɱαsɫê Ʒɔ̐
Norma Lúcia Villares
Artigo encontrado neste site:
 http://www.amor.com.br/tipos-de-amor.html

Nenhum comentário: