21 de jul. de 2017

Vivendo no "aqui e Agora"


Eu estava repetindo este mantra: Eu sou a paz Infinita. E me vi  voando por milhares de pensamentos incompatíveis com a paz infinita. Estava pensando na  felicidade dos grandes acontecimentos, como uma grande e ardente paixão, uma enorme conta bancária, e outras bobagens da vida ilusória. E esqueci o que se esconde por trás das aparentes grandezas ilusórias... O famoso ardil de maya... Uff.
Daí me lembre deste conto Zen Budista, que vem  mostrar a possibilidade de sermos felizes só pelo fato de aceitarmos a felicidade nas pequenas coisas do dia-a-dia, vivendo no "aqui e agora" e, estando presente no momento, desfrutando-o...

"A MENTE  COMUM"


"-Mestre, como eu deveria praticar o TAO?
-Coma, quando sentir fome e durma quando estiver cansado.
-Não é isso que as pessoas fazem?
-NÃO, NÃO É NÃO....
A maioria tem milhares de desejos enquanto come e, pensam em milhares de problemas enquanto dorme."

O cotidiano dos seres humanos é cheio de pré-ocupações. Ele se "pré-ocupa" com coisas, deixando de viver o mundo atual, o presente, o agora. 
"Quando caminhar, caminhe", dizia o provérbio chinês. Óbvio, nem tanto. Quando caminhamos preocupamos com tudo, menos com o caminhar. Deveríamos entender que "viver o momento" não é o mesmo que ", mas sim observar, perceber, desfrutar, compreender, sentir, aprender com cada uam das situações que a vida nos proporciona. Viver o momento é tirar o melhor proveito de tudo que nos ocorre, inclusive de pensamentos mais passageiros, aprendendo com eles. 

(Chung, Tsai Chih. Zen em quadrinhos, op. cit., p. 116.) 

Eu e milhares de seres humanos,  acordamos de manhã ainda pensando em problemas do dia anterior. Acordamos no automático, da vida, da lida cumprida desta estrada neste mundão sem porteira.  Deveríamos nos livrar de tudo o que tira a nossa paz e viver segundo a nossa natureza original, porque a mente comum é o TAO.

__/♡\__ Agradecida pela presença em nosso blog.  Que todos os seres sencientes possam se beneficiar. .
Saúde e longevidade!
Saudações numinosas!
Ɲαɱαsɫê Ʒɔ̐
Norma Lúcia Villares



Nenhum comentário: