20 de mai. de 2014

SOMOS CAPAZES DE TOMAR CONTA DE NOSSOS PENSAMENTOS?



  É impossível descrever todas as boas qualidades de um ser que atingiu a iluminação. A compaixão de um Buda, a sabedoria e o poder estão completamente fora de concepção.
  Com nada que possa obscurecer sua mente, ele todos os fenômenos do universo tão claramente como ele vê uma joia na palma de sua mão. Pela força de sua compaixão, um Buda executa espontaneamente o que for apropriado para beneficiar os outros. Ele não tem necessidade de pensar sobre o que é a melhor maneira de ajudar os seres vivos - ele age naturalmente e sem esforço da maneira mais benéfica. Assim como o sol não precisa motivar-se para irradiar luz e calor, mas o faz simplesmente porque a luz e o calor são sua própria natureza, portanto, um Buda não precisa motivar a si mesmo em benefício de outros, mas fá-lo simplesmente porque está sendo benéfica para sua própria a natureza.

"Há um ditado ch’an (zen) que diz: “Não há nada que não possamos realizar quando somos capazes de nos concentrar, sem oscilações.” Quando o pensamento é sereno, o universo torna-se luminoso. 

O pensamento é como um lago: quando a superfície é plácida e calma, tudo se reflete com nitidez. Mas, quando o pensamento fica turbulento, tornamo-nos incapazes de enxergar nitidamente nossa verdadeira natureza. Por isso, devemos sempre manter pensamentos corretos para “cultivar qualquer bondade que porventura ainda não possuímos e desenvolver as já existentes e prevenir o desenvolvimento de qualquer mal e cessar os já existentes em nós.”

 Se formos capazes de tomar conta de nossos pensamentos, ainda que não alcancemos a budeidade, ao menos estaremos mais próximos de nos tornar santos e sábios!"

 Assim,  cada ser vivente poderá tomar de seus pensamentos se assim praticar continuamente e perseverantemente. 

O que acontece é que iniciam a prática e deixam de fazê-lo na primeira crise de 'preguicite aguda'.  E depois o preguicento  fala mal da técnica que ele mesmo não praticou, tampouco  perseverou. 

E a vida segue seu rumo,com ou sem a sua continuidade.
Quem perde???

Que tenho um excelente dia! 
Saudações luminosa.
Namaste!

Norma Lúcia

 
 Trecho do livro Receita para o coração, Venerável Mestre Hsing Yün, Escrituras Editora, São Paulo, 2007.

Fonte:
 http://books.google.com.br/books?id=p-MDJL_PIKkC&pg=PA71&lpg=PA71&dq=N%C3%A3o+h%C3%A1+nada+que+n%C3%A3o+possamos+realizar+quando+somos+capazes+de+nos+concentrar,+sem+oscila%C3%A7%C3%B5es.%E2%80%9D+Quando+o+pensamento+%C3%A9+sereno,+o+universo+torna-se+luminoso.&source=bl&ots=hlNfkg-xpN&sig=i2mkKOMcdKMXzX1F6Llj7geT4Qw&hl=pt-BR&sa=X&ei=hG57U56yJ42Bqgb01oE4&ved=0CDcQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false
 

Nenhum comentário: