16 de jun. de 2011

SUTRA DO LÓTUS


Em minha própria jornada pessoal eu sempre respeitei todas religiões, eu creio que a maior lição que aprendi é que o universal precisa unir-se ao pessoal a fim de entrelaçarem na nossa vida espiritual. E com essa forma de pensar, recebi muito bem a notícia que meu filho Manuel me deu sobre seu interesse no budismo. Então fomos juntos a uma reunião mensal do Budismo de Nitiren Daishonin. Ao chegarmos, sentamos na frente e iniciou uma meditação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Resolvemos fechar os olhos, e meditar. Como era fácil memorizar as palavras, fomos cantando junto com os fiés. Durou muito tempo, mas uma sensação de leveza e suavidade aumentava a cada repetição desse mantra. Viver uma vida espiritual genuína implica em receber a simplicidade e beleza de cada religião, como fazem as crianças. Foi uma experiência riquíssima sentir o lótus existencial vibrar n'alma... Me ensinaram o significado e achei muito interessante, segue abaixo, vejamos:

NAM MYOHO RENGUE KYO
NAM - devotar a vida
MYOHO - Lei mística
RENGUE - É a lei de causa e efeito
KYO - Função e influência da vida

Significa: Devoto a minha vida a lei mística. Acreditando na lei de causa e efeito para a transformação do destino. Nitiren Saishonin revelou: Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o NAM MYOHO RENGUE KYO. O discípulo ao fazer esse mantra diariamente limpa as energias do karma negativo, transcendendo-o, e caminhando em direção ao dharma.




Para obter forças para se separar de seu marido agressivo, Tina Turner fez esse mantra 'Nam-Myoho-Rengue-Kyo' diariamente, assim ela se mostra no filme que conta sua história. Em várias partes do filme ela senta para fazer o daimoku entoando o mantra: 'Nam-Myoho-Rengue-Kyo'.




Nesse outro vídeo que encontrei no youtube, também vibram nesse mantra Nam Myoho Renge Kyo, mas recitam toda Sutra do Lotus, é a referida doutrina sobre o "vazio" de Buda, é dito ser um conceito central e parte necessária de iluminação. É que professavam a compreensão e a experiência "vazio" como algo que não pode ser ensinado, é dito que não se pode tentar compreendê-lo com a mente.

Este é o Sutra Lotus memorizado, recitado e cantado por alguns monges budistas ocidentais. O Sutra de Lótus é amplamente considerado o mais sagrado ensinamento do Buda. (vídeo autorizado pelo autor autor Nikko Hansen).

Certa vez, um grande terremoto assolou a cidade de Tókio, e uma família não podia sair da residência porque um familiar mais velho estava muito doente sem poder andar. E decidiram morrer juntos, porque a casa desmoronaria. A velha e sábia empregada da casa, deu as costas fez o daimoku, iniciando o 'Sutra do Lótus' e todos acompanharam-na com uma fervorosa fé. Após o terremoto, eles sairam da casa para ver o estrago, todos edifícios e casas ao seu redor estavam destruídos, apenas aquela casinha ficara em pé. Assim é os efeitos sagrados do 'sutra do lótus'.

Bem, inexiste na internet textos sobre o Budismo de Nitiren, esse texto que estou postando abaixo eu peguei no site BUDA NA WEB, único local onde tem excelentes textos acerca do Budismo de Nitiren Daishonin.
Link
O significado de Nam myoho rengue kyo
Cesinha Chaves

NAM
Nam, contração de Namu, que deriva do sânscrito NAMAS, significa "devotar" ou a relação perfeita da vida da pessoa com a verdade eterna. Ou seja, dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade eterna da vida. Também significa acumular infinita energia através desta fonte e tomar atitudes positivas aliviando o sofrimento dos outros.

MYOHO
Myoho literalmente significa Lei Mística.
Myo significa "místico", mas elimina qualquer sombra de milagre. É assim chamado porque o mistério da vida é de inimaginável profundidade por tanto está além da compreensão do homem.

Ho significa "lei". A intrínseca natureza da vida é tão mística e profunda, que transcende o âmbito de conhecimento humano. Por exemplo: o ser humano nasce como um bebê, cresce e torna-se um jovem, depois um idoso e por fim morre. Isso é obviamente, uma inquebrável lei regulando cada espécie de vida. Ninguém jamais pode nascer adulto ou escapar desse ciclo, por mais que deseje.

RENGUE
Rengue é a lei de causa e efeito. O budismo esclarece essa lei em todos os fenômenos do universo, e é simbolizada pela Flor de Lótus (Ren, flôr e Gue lótus, em japonês), pois produz a semente (Causa) e a flor (Efeito) simultaneamente. Uma quantidade enorme de todas as causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo tempo, o momento presente é a causa do futuro. Assim, a vida é a continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito.

KYO
Finalmente kyo que é a tradução do sânscrito Sutra, significando ensino, o ensinamento do Buda, que é eterno. Também é a função e influência da vida, assim como a transformação do destino, simbolizando a continuidade da vida através do passado presente e futuro.

Saddharma Pundarika Sutra é título original do Sutra de Lótus em Sânscrito
Ele foi traduzido no ano 406 por Kumārajīva recebendo em chines o nome de Myoho-Rengue-Kyo
Onde Sad se torna Myo,
Dharma, vira Ho
Pundarika, que é flor de lotus, vira Rengue
E Sutra, que é ensino passa a ser Kyo.

Nitiren Daishonin nos aponta como o Myoho-rengue-kyo como o ensino que contém o caminho para a iluminação.
Ao colocar "Nam" antes do título do Sutra de Lótus ele cunhou a frase que recitamos diariamente, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que numa tradução livre seria o algo como: Devotar-se ao Sutra de Lótus, ou Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito (exposta pelo Buda no Sutra de Lótus ).

O Nam-Myoho-Rengue-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.

A natureza de Buda está exatamente dentro de cada um de nós. É o Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Quando entoamos o Daimoku a natureza de Buda dormente dentro das nossas vidas é convocada. Invocado deste modo, o que desperta é o Buda. Quando um pássaro numa gaiola canta, os pássaros voando no céu vêm para baixo. Quando os outros pássaros se reúnem ao redor, o pássaro engaiolado tentará escapar. Do mesmo modo se recitarmos a Lei Mística, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo em voz alta, a natureza de Buda se revela e se alegra e nos acompanha. Se praticarmos corretamente, não haverá beco sem saída na vida. Uma vez que nos baseamos na Lei Mística, podemos definitivamente transformar as nossas vidas para o melhor e ultrapassaremos qualquer impasse. Em qualquer situação, seguir essa lei absoluta com fé absoluta é, na verdade a base da nossa prática.


Nam-Myoho-Rengue-Kyo!

Clica aqui para conhecer o site BUDA NA WEB - (Texto Cesinha Chaves, compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala, Barra, RJ)

Gente, espero que tenham gostado dos mantras, eu nunca havia escrito nada acerca de Nitiren Daishonin, e estou feliz para contar-lhes minha excelente experiência. Paz Profunda!


Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_rpf1z0pqyAc/Sbga4NFE2rI/AAAAAAAAAhg/8oL_KK5Znc0/S1600-R/lotus2.jpg

4 comentários:

Anônimo disse...

Norma
Fiquei encantada com esse texto, juro não conhecia esse mantra. Lindo. Beijinhos Karina

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Norminha Querida, seu post ficou lindo! Muito interessante o significado de cada mantra descrito.Deve ter sido um momento feliz ter em seu filho o interesse manifesto pelo budismo, compartilhando-o contigo. Que este entrelaçar seja acrescido de: Amor, Fé e Luz! Beijo. Meu Carinho.

Maroca disse...

Norminha, que texto maravilhoso. Amei, e vou fazer esse mantra logo agora.
Beijinhos

Sofia Toledo disse...

Eu sou budista e com muito orgulho! Para aqueles que gostaram desse texto eu só digo: façam, pois funciona; mas também procurem ir as reunioes da organizaçao (bsgi) pois é muito importante receber incentivo dos amigos e veteranos.