SATHYA SAI BABA, O AMOR EM MOVIMENTO

Postado por Norma Villares


“Um coração compassivo é o templo de Deus.”
Sathya Sai Baba

E o universo magnífico em 23 de novembro de 1926 perfumou o planeta terra com a vinda de um coração compassivo Sathya Sai Baba que em sua sabedoria nunca se exibiu, por isso brilhou como faiscante diamante sem as capas duras de lama que o encobria no passado longínquo. Percorreu o caminho do coração alçando vôos altíssimos e, morre em 24 de abril de 2011 retornando à pátria espiritual como águia livre das amarras do karma, beijando os pés de lótus do Grande Pai Eterno por ter cumprido o dharma, promovendo a elevação espiritual e material do planeta terra.





Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju é um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino). O próprio Sai diz ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba, prometendo vir depois de oito anos de seu desencarne. Nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh e, nesse mesmo local veio a falecer em 24 de abril de 2011.





Essa luz irradiante de idealismo pregava sobre a unidade da humanidade: 'Não divida a humanidade com base em nacionalidades. É por causa de tais divisões que a humanidade está em declínio. O mundo inteiro é como uma mansão, e os vários países são como diferentes salas em seu interior. Os devotos de Sai não deveriam considerar tais diferenças. Os nomes, as formas e as cores das pessoas podem ser diferentes, mas a humanidade inteira é uma família.
Deus é um, e todos os seres humanos pertencem à família Divina.'



'Ashram Prasanthi Nilayam'

Em 23 de novembro de 1950, inaugurou o "Ashram" (comunidade) contruído perto de seu povoado natal, conhecido como Prashanti Nilayam (A Morada da Paz Suprema). Com o passar dos anos se converteu em lugar de reunião de milhares de pessoas procedentes de todo o mundo, que buscam a elevação espiritual.


'No interior do Ashram Prasanthi Nilayam'


Cada pensamento, ato e palavra é um passo para aproximar-nos ou afastar-nos de Deus. Distribuia amor, aliviava dores, promovia curas, dava alento aos devotos e visitantes. Diariamente às 3:00 da manhã e 18:00 no final da tarde, aparecia para ensinar, orar, receber cartas para orientações e doar o dhsrshana (bênçãos pela simples presença) a todos.




O milagre que Baba realizava nada tinha de material e evanescente. Ele ajudava a romper as cadeias da ignorância, do egoísmo, do apego, das aversões, das fobias, dos 'seis' inimigos o homem tão prepoderante nesse idade negra (kali yuga). Pregava o ecumenismo, ensinando princípios basilares a serem seguidos pelos devotos, mostrando o grande respeito a todos.


Sempre respeitar as outras religiões.
Sempre respeite seu país e respeitar suas leis.
Deus é um só, mas seus nomes são diferentes.
Sirva os pobres, os necessitados e doentes, sem esperar nada em troca.
Uma pessoa pode seguir qualquer religião, mas deve fazê-lo maior devoção.
O bom comportamento e moralidade devem ser rigorosamente seguidas na vida cotidiana.
Os valores da verdade, amor divino, a conduta correta, a paz e a não-violência deve ser seguido e promovidos.




'No interior do Ashram Prasanthi Nilayam'


Quase tudo o que sabe sobre a vida de Baba decorre da missão cósmica assumida de resgatar a humanidade nesse momento de caos, inagurando uma nova era de amor, ensinando:


“Amor como pensamento é Verdade.
Amor como ação é Retidão.
Amor como sentimento é Paz.
Amor como compreensão é Não-violência.”




Em linguagem de grande beleza poética, era bastante claro, didático, direto ao propor o método ou caminho para a conquista maior, para atualização do infinito potencial divino de cada ser humano. Fazia magnânimo convite à reflexão diariamente:


“Só há uma casta, a casta da humanidade;
Só há uma linguagem, a linguagem do coração;
Só há uma religião, a religião do amor;
Só há um Deus, e Ele é Onipresente.”




Residia a maior parte do tempo no 'Ashram Prasanthi Nilayam', em Puttaparthy, Andra Pradesh (cerca de 125 km de Bangalore northnortheast). O complexo é composto por ashram, belos templos, um Kalpavriksha (árvore dos desejos) uma árvore de meditação e uma sala de Darshan Hall, onde Sathya Sai Baba conhecia seus devotos. também um posto de correios, um gabinete de relações públicas, uma cantina e até mesmo dentro de uma padaria. Era uma vila a alguns anos atrás, Puttaparthi progrediu para uma cidade desenvolvida.


Dashram Hall (onde conhecia seus devotos)


Na Índia ele construiu três Ashram, o primeiro edificado em sua cidade natal Puttaparthy é o 'Ashram Prasanthi Nilayam'; o segundo 'Brindavan' na cidade de Whitefield, nos arredores de Bangalore, no nordeste da cidade; e o terceiro é o 'Kodai Kanal', uma "estação na montanha" fica numa bela colina no sul da Índia. Estes Ashram são administrados pelo Sri Sathya Sai Central de Confiabilidade.



A Morada da Paz Suprema, com o passar dos anos se converteu em lugar de reunião de milhões de pessoas procedentes de todo o mundo, que buscam a elevação espiritual. Sathya Sai Baba habitualmente se mistura com seus devotos, orientando-os, consolando-os e incentivando-os em suas vidas, problemas e aspirações.


'Kodai Kanal'


Todo aspirante sincero à felicidade eterna devia aprender e praticar o lema principal de Baba que era, "Amor a todos e Servir a todos". Satya Sai Baba incentiva as pessoas a olhar para dentro de si mesmos e reconhecer quem exatamente eles são. Um indivíduo não é a mente, não mente, ele é o espírito eterno que temporariamente ocupa a mente e o corpo.





Ele
pregava que as pessoas deveriam ter uma inquestionável em Deus e seguir sua própria consciência, com coragem e determinação. Essa conexão com a espiritualidade traria a unidade e a paz. Ensinava ainda:
Comecem o dia com amor, prencham o dia com amor, passem o dia com amor e terminem o dia com amor. Este é o caminho para Deus". Se levantar a mão para servir, para ajudar, para consolar, para encorajar outro ser humano, você a estará elevando para Deus, porque Deus está em todas as pessoas.


Estádio


Em seus ashram há convivência harmônica entre os judeos, muculmanos, budistas, bahaais, sikkis, parsis, jainas... Todos se unem e comparecem aos pátios para receber os eflúvios santos da presença de Sathya Sai Baba, isto é receber o dhsrshana (bênção pela simples presença).


"Hospital de Super Especialidades"

A Organização Sathya Sai Baba construiu obras grandiosas, sem fins lucrativos, como esse 'Hospital de Super Especialidades' o maior da Ásia, onde tudo é gratuito, desde a simples consulta até uma cirurgia sofisticada.




O Sri Sathya Sai General Hospital foi inaugurado em Whitefield, Bangalore, em 1977 e oferece cirurgias complexas, alimentos e medicamentos gratuitos.
O hospital tratou mais de 2 milhões de pacientes



'Hospital de Super Especialidades'


Outro Hospital de Super Especialidades foi construído em Bangalore,
inaugurado em 19 de Janeiro de 2001 pelo primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee. O hospital prestou assistência médica gratuita a mais de 250.000 pacientes.




O Sri Sathya Sai Trust Central executa inúmeros trabalhos em vários hospitais gerais, e outros hospitais e dispensários olhos, e realiza acampamentos médicos nas áreas rurais e favelas na Índia.




(Entrada do Hospital)


Criou muitas Instituições de caridade na Índia e no exterior.
O número de seguidores ativos encontram-se a ceca de 10 milhões, embora as estimativas adeptos são muito mais elevados. Dado que não existem vínculos formais de adesão, o número real pode nunca ser conhecida. Organização Sathya Sai relata que há cerca de 1.200 Centros Sathya Sai Baba em 114 países.


Sri Sathya Sai Universidade, Puttaparthi, A.P., India



Através de seus discursos e escritos, Satya Sai Baba preocupou-se com uma disciplina educacional incentivando o conhecimento e orientação espiritual, com métodos focados em valores humanos universais - Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência - dando grande importância a implantação de uma educação adequada para as crianças e os jovens.

"A educação é um processo lento como o florescer de uma flor;
a fragância se faz cada vez mais profunda e perceptível
quando brota em silêncio, pétala por pétala,
até que surja a flor completa".



Os pais e os líderes comunitários são incentivados a se interessarem não só pelas experiências formais (acadêmicas), mas também pelas experiências informais às quais as crianças e os jovens são expostos. Fundou 1960 escolas (primário e secundário) uma Universidade com três campus avançados, considerada uma das melhores a Índia. Que oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nenhuma taxa é cobrada pelos cursos e a admissão não depende de raça, religião ou situação financeira.



Além de enfatizar a obtenção da excelência acadêmica, o sistema de educação integral de Sathya Sai fomenta a autodisciplina e a boa conduta social. Os estudantes recebem orientações sobre moralidade e espiritualidade e dedicam várias horas semanais ao serviço comunitário. Sathya Sai Baba diz: “O objetivo da educação é o caráter”. Ele também declara:

Se houver retidão no coração, haverá beleza no caráter.
Se houver beleza no caráter, haverá harmonia no lar.
Se houver harmonia no lar, haverá ordem na nação.
Quando houver ordem na nação, haverá paz no mundo.





A Educação Sathya Sai vem transformando o ensino na Índia e em vários países que contam com a presença da Organização Sri Sathya Sai. No Brasil, já estão em funcionamento cinco Escolas Sathya Sai: em Vila Isabel (no Rio de Janeiro), Recife, Goiânia, Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte. Em Ribeirão Preto, também se localiza o Instituto Sri Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, criado para difundir o método, a filosofia e sua prática.




A Fundação financiou vários projetos importantes de distribuição de água potável. Um projeto concluído em 1996 gerou abastecimento de água para 1,2 milhão de pessoas em cerca de 750 aldeias no distrito de Anantapur propensas a secas em Andhra Pradesh.


O segundo projeto de água potável, foi concluída em 2004, com o abastecimento de água para Chennai através de uma hidrovia reconstruída chamado "Sathya Sai Ganga Canal". Tamil Nadu ministro-chefe M. Karunanidhi elogiou o projeto de água de Chennai e envolvimento de Sai Baba.



Outros projetos de irrigação da água foi no concluído no Distrito de Medak, beneficiando 450.000 pessoas em 179 aldeias. No Distrito de Mahbubnagar viabilizou outro projeto beneficiando 350.000 pessoas em 141 aldeias. Em janeiro de 2007, o Sri Sathya Sai Central Trust, disse que iria começar um projeto de água potável em Latur. Em 2008, ajudou 2.000.000 pessoas no estado de Orissa afetadas pelas enchentes. Como medida de socorro, Sri Sathya Sai Seva Organization, construiu 699 casas na primeira fase do Projeto e, em Março de 2009 completou todo o projeto de construção de casas em 16 aldeias.




"Deus não está no alto dos céus. Está dentro de nós, ao nosso lado, atrás, à frente de nós. Em cada célula Ele está como vida. Em cada átomo, como atividade. Deus é tudo isso e muito mais. Cada ser humano é equipado com inteligência por meio da qual pode inquirir, investigar e experimentar a Verdade central. Deus é Sua própria Verdade".

A direção e os conselhos de Sathya Sai Baba ajudam o néofito, ao discípulo e ao mestre a marcharem para frente e para dentro até a coroação do triunfo. Ele é O Guia, o Guardião e a Meta.




E que cada um de nós ao ler seus escritos, façam-no como um manual de libertação, Ele abençoará nossa jornada e proverá nossa iniciação, porque Ele é ao mesmo tempo Luz e Amor.
Hoje é quinta-feira, o dia do Guru. Jay Jay Jay Jay Amado Guru Sathya Sai Baba. Como toda a minha devoção e amor, eu dedico este texto a todos seres humanos senscientes. Paz Profunda


Fonte:

1. Hermógenes José. Sahdhana: O caminho Interior. Os ensinamentos luminosos de Sai Baba. Editora Record, tradutores Prof. José Hermógenes, 1993 - Rio de Janeiro.

2. http://en.wikipedia.org/wiki/Sathya_Sai_Baba

3. http://www.amaluz.net/avatar.htm

4. http://alfredopassos.wordpress.com/2008/11/30/obra-de-sathya-sai-baba-educacao/

5. http://imikimi.com/

3 comentários:

  1. Adelia Ester Maame Zimeo disse...

    Norminha,minha querida amiga de alma. Você conseguiu, com muito primor, prestar sua homenagem a Sai Baba. Que descrição abrangente e profunda você nos trouxe sobre a vivência deste grande ser que ele é. Quanta sabedoria aliada à simplicidade, ele nos deixou como patrimônio espiritual! Imagens e texto extremamente bem selecionados e conjugados! Abençoado seja sempre! Beijo. P.S. Extrairei um trecho daqui p/ o facebook, com a devida referência ao seu blog.

  2. Hugo Cheng disse...

    Espetacular, eu desconhecia esse trabalho que ele fez. A humanidade um dia vai modificar e dar valor a esse seres que tanto trabalham por ela, apenas por amor.
    Beijo

  3. Norma Villares disse...

    É grandiosa a obra deixada por Sai Baba. Realmente muita gente não sabe.

    Adélia, é claro que pode postar. é um grande prazer divulgar a obra de Sai Baba.
    Obrigada amigos pela visita. Grata. Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminheiros Evolutivos

Muito obrigada pela sua presença iluminada

Muito obrigada pela sua presença iluminada