18 de abr. de 2011

Caminho da Beleza



A rica sabedoria indígena ensina que cada ser humano deve aprender 'agir' de acordo com suas 'palavras'. O ser humano deve cumprir com sua palavra e ter muito cuidado com o que fala. Tudo isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e fatalmente nos leva ao 'Caminho da Beleza' onde há harmonia e prosperidade naturais. E a beleza é uma necessidade humana por onde nasce a raiz da paz e da esperança. O 'caminho da beleza' também revela a parte mais pura do ser humano, revela Deus como ele é, e sua obra mais bela. Ensina a pura gratuidade de andar livremente como ser humano em sua excelência de integridade e beleza. É um convite ao altruismo e despedida do egoísmo.

TOMAR O CAMINHO DA BELEZA

Eles acreditam que aplicando os princípios de valores ensinados pelos seus ancestrais o sofrimento do mundo inteiro diminui. Toda vez que qualquer pessoa aplica o auto-aperfeiçoamento, aumenta a paz e a beleza de tudo. Os Navajos chama isso de 'tomar o caminho da beleza'. Os indígenas sabem que tudo o que fazemos, inclusive nossos pensamentos afetam todos.

A viagem do Guerreiro Espiritual rumo à beleza é uma viagem em direção a si mesmo e ao Grande Espírito. É um caminho de opção. Quando trilha esse caminho emitindo pensamentos amorosos realiza atos generosos. Se os seres humanos levarem uma vida de beleza, segundo a tradição dos navajos, depois de conseguir essa beleza, o caminho do amor, da paz de espírito e ligação com o Grande Espírito, pode-se trazê-la para o mundo com crenças positivas e atos amorosos. Então os seres humanos estarão percorrendo o 'Caminho da Beleza'. Ao aprender com os ensinamentos indígenas, enriquemos a vida com uma maneira nova de envolver o mundo, com essas técnicas e processos que permitem caminhar com atenção e pouco esforço na trilha da integriade e beleza.

Muitas vezes precisamos a ver com os olhos dos velhos índios para alterar a percepção do mundo, podemos nos preparar com uma prece que ajuda construir o amor profundo, ajudando a compreender que somos todos um com a criação, assim somos parentes muito próximos um do outro.


Prece do Caminho da BelezaOração do povo navajo

Hoje saio à caminhar
Todo o mal me abandona,
serei tal como fui antes

Terei o corpo leve e uma brisa fresca
a percorrer-me o corpo
Hei de ser feliz para sempre
Nada há de me impedir

Eu caminho com a Beleza à minha frente
Eu caminho com a Beleza atrás de mim
Eu caminho com a Beleza acima de mim
Eu caminho com a Beleza ao meu lado direito

Eu caminho com a Beleza ao meu lado esquerdo
Eu caminho com a Beleza ao meu redor
Belas serão as minhas palavras


E desta forma, caminhar na Beleza é trilhar com o coração, em harmonia, verdade e equlíbrio. Ainda tem algo muito bonito nesse 'caminho da beleza', que é trilhar honrando seus ancestrais e todos os seres de todos os reinos em conexão, como a luz, o sol, as estrelas, a terra e o todo Universo.

Eita cara-pálidas! São muitas coisas que aprendemos na vida, e algumas tocam-nos profundamente, como a sabedoria indígena que tem uma pureza sem igual, ela atinge diretamente ao 'eu mais puro' e vibra em altas e sutis energias soberanas. Paz Profunda! Grande abraço com o caminho da beleza


Fonte:


          Don Miguel Ruiz. Os Quatro Compromissos: O livro da Filosofia Tolteca. Editora Best Seller.1979.
  • Viagem a Ixtlan (Journey to Ixtlan: The Lessons of Don Juan - 1972) - Esse livro foi a tese de PhD de Castaneda na UCLA em 1973 com o título: "Sorcery: A Description of the World"
  • Porta Para o Infinito (Tales of Power - 1975)
  • O Segundo Círculo do Poder (The Second Ring of Power - 1977)

3 comentários:

Plenitude do Ser disse...

Estou encantada...

Amei seus blogs!

Bjs

Plenitude do Ser disse...

Estou encantada...

Amei seus blogs!

Bjs

Penélope disse...

Que linda e significativa prece, Norma.
Obrigada pela partilha.
Um enorme abraço, cheio de LUZ e muita PAZ