6 de jun. de 2010

RITUAL DE PASSAGEM


Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.

O filho se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.


Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado...

Ele pode ouvir toda espécie de barulho... Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não remove a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.

Finalmente.....

Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também nunca estamos sozinhos!

Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.

Moral da história:

Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco. Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

Se você gostou desta história, repasse-a. E evite tirar a sua venda antes do amanhecer...

Paz Profunda!




Fonte: Don Miguel Ruiz. Os Quatro Compromissos: O livro da Filosofia Tolteca. Editora Best Seller.

  • Viagem a Ixtlan (Journey to Ixtlan: The Lessons of Don Juan - 1972) - Esse livro foi a tese de PhD de Castaneda na UCLA em 1973 com o título: "Sorcery: A Description of the World"
  • Porta Para o Infinito (Tales of Power - 1975)
  • O Segundo Círculo do Poder (The Second Ring of Power - 1977)

8 comentários:

Unknown disse...

Acreditar sem ver, acredito seja o ponto de partida para a grande viagem que nos leva ao conhecimento esiritual, descobrindo realmente o que somos e para que viemos.
Abraços!!

Beatriz Prestes disse...

NOrma querida...

Estou fazendo vários cursos com uma Xamã... Estou amando!
Tenho um blog espírita..depois entro aqui com ele para vc conhecer!
Demais este espaço
Beijo com carinho
Bea

Jorge Nectan disse...

Norma,

bela lição!!!
O Pai nunca nos abandona. Nós é que o abandonamos à nossa própria sorte. Ainda assim, Ele continua conosco.
E confiar N'Ele é estar em posse com a serenidade e coragem. Encarar a vida com Ele é sinal de vitória.

Um doce beijo!!!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Não consigo ficar longe de você!!!
Vim matar as saudades!
Vou ficar esperando a sua visita!!!
Tenha uma ótima terça-feira!
Bjkas, muitas!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas e um só coração!

Lu disse...

Olhos vendados... Permanecemos assim por muito tempo e nem sempre sabemos que o Pai está ao nosso lado. Quando a confiança no Pai surge, inicia-se o desvendar...Desvendar mistérios e ver o mundo com luz no olhar!

PAKI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PAKI disse...

Que linda parábola Norma. Precisamos voltar a usá-la com nossos jovens, para que desenvolvam a fé, a coragem e o amor. Bjs

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Norminha Querida, ao ler este post, me veio em mente a citação tão singela de Saint-Exupèry: " o essencial é invisível aos olhos". E ele acrescentava que: "só se vê bem com o coração". O Pequeno Príncipe, que representa o menino interno dele, conseguia sentir desta maneira tão simples e profunda. Por isto mesmo, uma obra eternizada, pois nos remete ao olhar da criança interna, tão esquecida por tantos. Beijo. Meu afeto.